Palestra conscientiza direitos aos aposentados sindicalizados

O coletivo de aposentados realizou uma palestra no último dia 28, que contou com a participação de Luis Rosa, membro da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa. O tema foi a implantação da Defensoria Pública do Paraná. Cerca de 50 aposentados da prefeitura estiveram presentes e puderam conhecer um pouco mais sobre o direito à justiça gratuita e de qualidade, que ainda não existe no estado.

Segundo Rosa, a Defensoria regulamentada só não existe em dois estados brasileiros (Paraná e Santa Catarina). Um projeto de lei complementar está tramitando na Assembleia e está em vias de ser aprovado. O movimento pró-defensoria, formado por várias entidades da sociedade civil, cobra agilidade na votação. Uma das questões que preocupa o movimento é a quantidade de advogados e funcionários que seriam contratados. Para que o serviço seja realizado de forma adequada, defende-se que sejam contratados por concurso 500 defensores públicos e abertos outros 900 cargos administrativos.

Além da palestra, os aposentados também puderam dar os parabéns aos aniversariantes do trimestre, com dois grandes bolos, salgados e refrigerantes. As reuniões do coletivo de aposentados ocorre sempre na última segunda-feira do mês. A próxima está agendada para o dia 25 de abril.

Texto: Guilherme Gonçalves/ Fotos: André Rodrigues