Em assembleia extraordinária, Auxiliares de Serviços Escolares aprovam proposta de reestruturação da carreira que será apresentada à Prefeitura

Reverberando os ganhos da greve realizada em 8 abril deste ano, os Auxiliares de Serviços Escolares (ASE) estiveram em assembleia na noite de hoje (13) para aprovar a proposta de reestruturação da carreira que será apresentada à gestão municipal. A categoria se mostrou mobilizada e engajada, com o auditório do SISMUC lotado e com todas as 10 regionais sendo representadas pelas servidoras e servidores. 

A proposta foi elaborada pelo grupo técnico composto pelos inspetores representados pelo SISMUC que se debruçou sobre o descritivo de função da categoria, realizando pesquisas e ouvindo as demandas dos colegas para garantir que o novo documento reflita a realidade de quem está todos os dias no pátio da escola. Rosimeire Aparecida Barbieri, ASE que integra o grupo técnico, ressaltou que foi um longo período de estudos para formulação dos pontos apresentados. “Estamos há 1 ano nos encontrando para discutir essa reestruturação. Então, ficamos muito felizes em ver a categoria organizada aqui hoje.”

Silvana Tortora, direção do SISMUC e inspetora que compõe o GT, afirmou que o avanço na carreira só é possível com participação de todos e todas, seja daqueles que estiveram na greve, de quem respondeu aos formulários do SISMUC que buscaram mapear as dificuldades do cargo, bem como de quem esteve presente na assembleia. “É uma reivindicação antiga dos auxiliares de serviços escolares a reorganização da carreira, buscando a nossa valorização. O objetivo é trazer o respeito para a nossa categoria.”

Hermes Damião, que também integra o grupo técnico, realizou a apresentação da proposta, que trouxe pontos como a inclusão de funções essenciais ao cargo, considerando que atividades administrativas não competem aos Auxiliares de Serviços Escolares, além da inclusão de atividades que já são desempenhadas pela categoria, porém a atribuição ainda não é considerada como essencial pela Prefeitura. O estudo também contempla a retirada de funções que já se mostram desatualizadas, por questões de melhorias e evoluções técnicas do ambiente escolar. 

Angelis Lopes, direção do SISMUC, trouxe a importância da categoria se manter mobilizada. “A assembleia demonstrou a força e a mobilização dos auxiliares de serviços escolares. O debate sobre a reestruturação da nossa carreira é urgente e inegociável, se trata de garantir reconhecimento aos profissionais que são a base do funcionamento de todas as nossas escolas.”

Alessandra Oliveira, direção do SISMUC, reforçou que são muitos anos de mesas de negociação com a gestão municipal lutando por uma carreira de ensino médio para o cargo de inspetor. “Somente a organização e a luta trazem resultados e conquistas. Esse ano eu completei 30 anos de Prefeitura e, desde o início, estive presente ativamente na luta do Sindicato. Assembleia boa é como essa de hoje, quando falta cadeira pra todos mundo conseguir sentar.”, descontraiu. 


Entenda: no dia 8 de abril, servidoras e servidores públicos de Curitiba estiveram em greve geral pleiteando a universalização no pagamento do auxílio-alimentação, a ampliação de número de vagas para os procedimentos de crescimento de carreira, o fim do desconto de 14% nas aposentadorias e, por fim, a reestruturação de carreira dos ASEs e PEI.

Agora, o próximo passo será o de levar a proposta para a Prefeitura de Curitiba, em reunião que será agendada em breve. Após a reunião com a gestão municipal, SISMUC chamará nova assembleia. Continue acompanhando as redes sociais do SISMUC e fique de olho nas atualizações sobre o assunto. Também convidamos a categoria para participar dos coletivos que debatem as condições de trabalho.

Já faz parte do grupo de WhatsApp para recebimento das informações relacionadas à educação? Entre agora mesmo: https://chat.whatsapp.com/H7GsJSIti73FpWh5dsbrAe?s=cl&p=i&ilr=2