Fórum debate participação dos trabalhadores do Suas nas conferências

Os trabalhadores da assistência social do Paraná contam agora com um importante espaço para união e construção das lutas. Trata-se de um fórum estadual que reúne profissionais de várias áreas que atuam do Sistema Único de Assistência Social (Suas) como assistentes, educadores, psicólogos/as, pedagogo/as, musicoterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros. No dia 3 de julho o fórum foi responsável pela organização da 1ª Plenária Estadual dos Trabalhadoras do Suas-Paraná, realizado nas dependências do Sismuc.  

Dentre as principais questões abordadas estava a eleição de delegados para as conferências de assistência social. Além disso, também foram encaminhadas ações para o fortalecimento do fórum e a inserção do grupo em debates nos âmbitos local, regional e nacional.

Para a servidora municipal de Curitiba Vera Armstrong, uma das participantes do fórum, a plenária superou as expectativas. “Estava frio e chovendo naquele dia e mesmo assim 70 pessoas participaram. Isto foi bastante positivo. Além disso, tinha vários profissionais que atuam no Suas e de várias cidades do estado, o que fez do evento um espaço representativo”, diz ela.


A conferência municipal do Suas em Curitiba está prevista para os dias 3 e 4 de agosto. A intenção das organizações que representam trabalhadores, como o Conselho Regional de Serviço Social (CRSS) e o Sismuc, é aumentar a participação dos profissionais da área nas conferências. Esta estratégia parte do princípio que sem esta representatividade os interesses de gestores e empresários acabarão prevalecendo. Os interessados podem encontrar mais informações sobre o fórum no blog http://ftsuaspr.blogspot.com/.