PEC 11 do piso da enfermagem deve ser votada nesta quinta pelo Senado Federal

Está previsto para ser votado nesta quinta-feira (02/06), às 10 horas, pelo Senado Federal, a Proposta de Emenda à Constituição(PEC) 11/2022, que aumenta a garantia jurídica para o piso da enfermagem(PL 564/2020) aprovado no plenário da Câmara dos Deputados no começo deste mês.

“Precisamos que a enfermagem pressione os senadores para estarem no Congresso. O desafio é conseguir 49 votos favoráveis. Além disso, é preciso garantir que os senadores compareçam no plenário e votem favorável a PEC 11”, explica Irene Rodrigues, coordenadora de políticas sociais e direitos humanos do SISMUC.
O SISMUC, que sempre esteve na luta em defesa dos trabalhadores da enfermagem, reforça que, neste momento importante da luta da categoria para a aprovação do piso nacional, é preciso que sigamos mobilizados, pressionando os parlamentares. Por isso, abaixo estão os endereços eletrônicos dos senadores do Paraná para que todas e todos possam exigir a APROVAÇÃO da PEC.

Alvaro Dias
(61) 3303-4059 / 4060 / 2941
sen.alvarodias@senado.leg.br


Flávio Arns
(61) 3303-6301
sen.flavioarns@senado.leg.br


Oriovisto Guimarães
(61) 3303-1635
sen.oriovistoguimaraes@senado.leg.br


Clique aqui e veja o contato de todos os senadores do Brasil.


Vamos nos manter atentos, mobilizados e acompanhar cada detalhe da tramitação da PEC.

Entenda – A PEC, que tem como autora a senadora Eliziane Gama (Cidadania -MA), pretende evitar que a justiça venha apontar irregularidades no projeto do piso e possíveis questionamentos judiciais sobre a constitucionalidade do PL. Além disso, estabelece que a União, os Estados, o Distrito Federal e os municípios terão até o final do exercício financeiro em que for aprovada a lei para elaborar ou adequar os planos de carreiras para atender os pisos estabelecidos para a categoria.

A proposta que aguardava a avaliação na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, a partir de uma negociação entre os parlamentares, irá direto ao plenário para ser votada. Posteriormente, a aprovação da PEC desdobrará o PLP (Projeto de Lei Complementar) que apresentará a fonte de recursos para o financiamento do piso da enfermagem.

Atualizado 01/06/2022