O SISMUC enviou
nesta semana uma contribuição ao Conselho Nacional de Educação (CNE) sobre a reorganização dos calendários escolares, escrita em
conjunto com sindicatos de Curitiba e Araucária. Além disso, também
contribuímos com a elaboração de um manifesto unificado que
será enviado aos conselhos municipais de educação e às
prefeituras de Curitiba, Araucária, São José dos Pinhais, Colombo,
Pinhais, Piraquara e para o governo do estado.
As duas iniciativas
buscam somar forças na defesa de um amplo debate com a sociedade,
com participação real das trabalhadoras e trabalhadores da
educação, das mães, dos pais e de responsáveis dos estudantes,
para a definição dos meios de retomada do trabalho pedagógico e a
reorganização do calendário escolar. O momento que vivemos
agora, em decorrência da pandemia da Covid-19, é extremamente grave
e é preciso que o direito à vida e à saúde seja colocado em
primeiro lugar. Nunca vivemos uma situação de calamidade de
igual proporção que sirva como baliza para esse momento e por isso
a decisão sobre o calendário letivo e as atividades pedagógicas
não presenciais não pode ficar unicamente nas mãos dos gestores.
Na carta enviada ao
Conselho Nacional de Educação, os sindicatos defendem a suspensão
do calendário escolar enquanto durar a pandemia, junto com a
flexibilização das 800 horas letivas, assim como já ocorreu com os
200 dias letivos. Cobram também que as mantenedoras renovem os
contratos e garantam condições de trabalho e de renda para as
trabalhadoras e trabalhadores da educação.
Os dois documentos
problematizam as fragilidades pedagógicas e as conseqüências da
substituição das aulas presenciais por atividades remotas pela
televisão e pela internet. O caráter universal da educação
pública é um princípio estruturante e por isso qualquer proposta
que não seja possível para todos não deve ser aceita como proposta
viável para a educação pública.
Confira os
documentos na íntegra no box ao lado. Mantenha-se informado e ajude
a fortalecer a luta por mais investimento e em defesa da qualidade da
educação pública!