Em tempos de descrédito na política, aprofundado pelos episódios de corrupção e total descompromisso de alguns políticos com o interesse público, fica difícil saber em qual candidato votar. A diretoria do Sismuc pretende ajudar os servidores a identificar quais candidatos merecem o voto da categoria. Tanto os candidatos a prefeito como os candidatos a vereadores, quando eleitos, tem condições de levar à frente as reivindicações do funcionalismo público municipal.
A carta intitulada “Vote em quem tem compromisso com os servidores municipais”, a ser distribuída nos locais de trabalho, é uma das iniciativas do Sismuc nestas eleições. O documento aponta a importância dos servidores para as eleições. Além do voto dos cerca de 33 mil servidores, é preciso considerar o círculo de relações que estes trabalhadores têm com familiares e amigos e no próprio atendimento do serviço público. “O servidor municipal tem um peso importante nas eleições, por ser uma categoria grande e porque tem condições de influenciar o voto de outras pessoas”, aponta Juliano Soares, diretor do Sismuc.
O documento convoca os servidores a votarem em candidatos que assumam compromissos que venham de encontro com os interesses dos trabalhadores.
“Candidato que não assume compromisso nenhum e não coloca isto no seu programa de governo, é porque não está interessado em apoiar as pautas dos servidores”, diz a carta. Uma carta compromisso disponibilizada na página do Sismuc na internet também pode ser assinada por candidatos.
Cuidados na eleição
Os servidores também devem ficar atentos no que diz respeito à campanha eleitoral. A lei federal 9.504/97 proíbe o envolvimento de funcionários público nas campanhas durante o horário de expediente. Já os candidatos que são gestores não podem punir servidores por apoiarem determinado candidato ou por se negarem a segurar bandeira ou distribuir material de campanha dentro ou fora do horário de expediente.
Quando houver qualquer tipo de pressão de chefias neste sentido, o servidor deve comunicar imediatamente ao Sismuc.





