Em 1º de março de 2012 os enfermeiros, auxiliares e técnicos de enfermagem, técnicos em higiene dental e auxiliares de consultório dentário começarão a ter jornada de 30 horas. Ontem a tarde, 8 de novembro, os trabalhadores da mesa de negociação aprovaram o projeto de lei que deve ser encaminhado à Câmara Municipal ainda nesta semana para votação. Com a lei, esses profissionais tem redução de jornada de 40 para 30 horas.
Ainda na mesa de negociação, o sindicato questionou se “os enfermeiros e auxiliares de enfermagem que hoje exercem 30 horas semanais” serão abrangidos no projeto para garantir a igualdade de remuneração e eles não terem perdas. A administração se comprometeu a fazer análise da quantidade de profissionais que já se encontram nesta situação.
Também foi aprovada a mudança da nomenclatura dos ACD’s (auxiliares de consultório dentário) e THD’s (técnicos em higiene dental) para ASB (auxiliar de saúde bucal) e TSB (técnico em saúde bucal), respectivamente. No entanto, a alteração de nível de básico para médio dos ACD ainda não foi aprovada. Esse debate fica para a mesa permanente de debate salarial, segundo a prefeitura. Mesmo assim, os representantes do sindicato já informaram à administração que essa carreira deve ser alterada, “tendo em vista que as instituições que oferecem o curso pede escolaridade de nível médio”.
Protocolada demanda dos excluídos
O sindicato também protocolou ontem o indicativo de greve dos excluídos das 30 horas da saúde, que foi decidido durante assembleia no último dia 4. O documento foi entregue diretamente a secretária de saúde Eliane Chomatas e depende da administração a deflagração de greve ou não, pois os trabalhadores querem negociação. Segundo a diretora de comunicação do Sismuc, Alessandra Cláudia de Oliveira, o objetivo do protocolo é dar ciência à prefeitura da reinvindicação desses trabalhadores. “Nós protocolamos a reinvindicação dos excluídos e aguardamos a abertura de negociação e que a administração receba esses trabalhadores. Se não for para agora as 30 horas, diga pra quando pode ser, afinal, isto é canal de diálogo”, destaca.
Notícias relacionadas: