Um plano de carreira e jornada de trabalho está entre as principais discussões dos profissionais THD´s e ACD´s. Mas, a categoria também delibera outras questões, como a mudança na nomenclatura dos cargos em Curitiba. Isso e outros temas foram abordados na assembleia realizada no dia 31 de outubro.
“Foi uma assembleia concorrida e bem fundamentada”, destaca o dirigente do Sismuc, Eduardo Recker Neto. “Teve participação de todas as regionais.”
Após fazer um resgate histórico das lutas e vitórias, como as campanhas de valorização na década de 1980, a luta pela jornada de 30 horas, entre outros, a categoria passou às deliberações e encaminhamentos. A primeira pauta foi justamente acerca da alteração da nomenclatura da função. Ou seja, de técnico em higiene dental (THD) para técnico em saúde bucal (TSB) e ACD para ASB – conforme legislação Lei 11.698.
Outra questão relevante e afirmada em assembleia é o enquadramento desses profissionais auxiliares (ASB) no quadro de nível e tabela de nível médio (2ª grau completo). Dessa forma, equiparando com os auxiliares de enfermagem.
Obrigação legal
A secretaria de assuntos jurídicos do Sismuc, Irene Rodrigues, destaca que a conquista e regulamentação da profissão é recente (data de 24/12/2008) e, com isso, muitos órgãos ainda não se adequaram – como é o caso da administração municipal. “A adequação é uma obrigatoriedade legal”, enfatiza.

Curitiba Merece o Melhor: SISMUC lança campanha de lutas 2025 neste sábado
Você acha que temos acesso pleno a todos os nossos direitos como cidadãos ou Curitiba merece o melhor? A Prefeitura de Curitiba divulga em suas campanhas publicitárias os reconhecimentos que a cidade já recebeu, como o de ser a capital