10 de outubro: Dia da Guarda Municipal

A partir
de 2009 o dia 10 de outubro foi instituído como Dia Nacional da Guarda
Municipal. Com o objetivo de proteger a população, os bens, serviços e
instalações do município, a instituição atua em parceria com demais órgãos de
segurança estaduais e federais.

Na
passagem da data lembramos o prefeito Rafael Greca (PMN) de algumas demandas
dos trabalhadores e trabalhadoras da guarda, que têm reclamado do efetivo abaixo dos
1,2 mil recomendados. Em muitos casos relatados, eles têm que reparar seu
fardamento ou até comprar sua própria botina, uma vez que a gestão não estaria
ofertando.

Os trabalhadores
ainda reclamam que a Prefeitura de Curitiba, na impossibilidade de ampliar o
efetivo, sugeriu ampliar a jornada em 12 horas. Mas a proposta desagrada porque
os descontos se equivalem aos benefícios. Ou seja, fica no zero a zero.

A gestão precisa entender que a guarda municipal tem preocupações maiores, que vão além de fazer a guarda
particular das empresas de ônibus contra “perigosos fura catracas” como priorizado o prefeito Rafael Greca.

SISMUC participa da 23ª Jornada de Agroecologia

Na última semana, o SISMUC esteve presente na 23ª Jornada de Agroecologia, realizada em Curitiba, um importante espaço de debate sobre soberania alimentar, produção sustentável e alimentação saudável e de qualidade. A participação no evento reforça um questionamento que o

Leia mais »