SISMUC apresenta: Mulheres que inspiram – Uma jornada de resiliência, resistência e luta

O SISMUC anuncia orgulhosamente o lançamento de sua nova série, que celebra a história, luta e importância de mulheres extraordinárias que deixaram/deixam um legado marcante na sociedade.

A série “Mulheres que Inspiram” destaca figuras emblemáticas, como a querida Maria Madalena Amaral, primeira presidenta do SISMUC que assumiu a direção em 27 de outubro de 1988, uma companheira valorosa que ajudou a construir esta entidade e ainda hoje segue lutando pelas/os servidoras/es. Traremos também a história da Nise da Silveira, médica psiquiatra brasileira, reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria; Antonieta de Barros,  jornalista, professora e política brasileira, foi uma das primeiras mulheres eleitas no Brasil e a primeira negra brasileira a assumir um mandato popular; e Carolina Maria de Jesus, compositora, cantora e poeta brasileira que revelou a realidade das favelas brasileiras para o mundo.

Nossa série também trará a história de Zilda Arns Neumann, uma médica, pediatra e sanitarista brasileira que fundou e coordenou a Pastoral da Criança e a Pastoral da Pessoa Idosa; Laudelina de Campos Melo, lutou arduamente pelos direitos trabalhistas das empregadas domésticas; Sonia Guajajara, liderança indígena e defensora dos direitos dos povos originários; e Marta Vieira, ícone do futebol e da luta contra o machismo no esporte.

Não podemos esquecer de Heliana Hemetério, ativista pelos direitos das mulheres e da comunidade LGBT+; Maria da Penha, símbolo da luta contra a violência doméstica; Andréa Barbosa Gouveia, professora e doutora da Universidade Federal do Paraná, diretora da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd).

Por aqui, também falaremos de Carol Dartora, primeira mulher negra eleita vereadora em Curitiba e a terceira candidata mais votada em 2020, uma grande defensora dos direitos humanos; Giorgia Prates, vereadora, negra e lésbica, militante na luta pelos direitos das pessoas; Ana Julia Ribeiro, jovem ativista, fez história ao tornar-se a vereadora mais jovem a exercer mandato na Câmara Municipal de Curitiba; Josete Dubiaski da Silva, a querida professora Josete, vereadora, símbolo da educação e da luta em defesa dos professores e de todos os servidores públicos; e Mirian Gonçalves, primeira mulher eleita como vice-prefeita na capital paranaense.

Cada episódio desta série é uma homenagem a essas mulheres incríveis, que enfrentaram adversidades e inspiraram gerações. Suas histórias são um lembrete poderoso de que a determinação, coragem e persistência podem mudar o mundo.

Acompanhe a série “Mulheres que Inspiram” e deixe-se inspirar por essas grandes mulheres que deixaram e deixam um legado de amor, coragem e justiça. 

 

Juntas, elas nos mostram que a luta por um mundo mais justo e igualitário vale a pena.