Gratificação Natalina: servidor, não compartilhe a listagem dos contemplados em grupos de WhatsApp

A listagem com dados pessoais e sensíveis dos servidores públicos que foram contemplados na ação de gratificação natalina está sendo compartilhada em grupos de WhatsApp de forma que confronta as normas da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).     

Apesar da lista ser de acesso público, é fundamental que haja um cuidado redobrado com os dados disponíveis, como a matrícula dos servidores públicos e os valores que lhes é direito receber. Portanto, avalie se de fato o compartilhamento dessas informações é necessário e se está em conformidade com a LGPD e se atenderá a um objetivo legítimo.

O SISMUC destaca que o compartilhamento dos dados sensíveis abre margem para que essas informações caiam em mãos erradas e os servidores públicos fiquem em uma situação fragilizada para possíveis golpes. Desde o início do processo, a gestão SISMUC Somos Nós, Sindicato pra Valer, toma todas as medidas para que não haja vazamento dos dados dos servidores que têm direito a receber valores da ação, é primordial para nós que os trabalhadores sintam-se seguros.  “O SISMUC tem responsabilidade com qualquer tipo de dado pessoal dos servidores públicos e não divulgamos de maneira leviana”, reitera Juliana Mildemberg, coordenadora geral do Sindicato. 

Informamos que o SISMUC já está organizando os pagamentos aos servidores contemplados. A previsão para iniciar o repasse dos valores para os servidores é a partir da segunda quinzena de julho, começando pelos servidores sindicalizados e depois pelos não sindicalizados. Reforçamos que o pagamento inicial será referente a Requisição de Pequeno Valor e, os servidores com valores acima de R$ 8.157 foi para precatório. “Dos cinco pagamentos que a prefeitura precisava fazer, quatro já foram feitos. Ela ainda está no prazo para realizar o último pagamento”, afirma Edicleia Farias, coordenadora da pasta de finanças do Sindicato. 

Caso você, servidor público, tenha dúvidas em relação aos valores que tem direito a receber, entre em contato diretamente com o SISMUC. Não procure por listas em redes sociais ou WhatsApp. Ligue para: (41) 98407-4932.