Em reunião com a administração municipal, SISMUC debate pauta dos polivalentes

A pauta específica dos polivalentes foi discutida pelo SISMUC em reunião com a administração municipal, na tarde da quarta-feira (4/10). O encontro, que contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Administração (SMAP), faz parte de um conjunto de cerca de 10 reuniões que já estão acontecendo com a administração municipal, para debater as reivindicações específicas das categorias atendidas pelo Sindicato.

Na sequência, confira os detalhes de cada ponto discutido e deliberado na reunião: [acesse a ata da reunião aqui]:

 

Rever a nomenclatura do cargo

“Mesmo o cargo de polivalente estando em extinção, as atividades, como, por exemplo, pintor, eletricista, entre outros, ainda são desenvolvidas pelos servidores públicos de Curitiba. E, além disso, estes profissionais, que tem um dos menores salários da Prefeitura, não foram contemplados com os avanços salariais previstos nos Planos de Cargos e Carreiras. Por isso, precisamos rever essa nomenclatura conforme o concurso público ou cargo em que foram investidos no início da carreira, garantindo, também, essa valorização salarial tão urgente e necessária”, destacou o SISMUC.

Em resposta, a SMAP respondeu que não será revisto a nomenclatura, tendo em vista que o cargo de profissional de polivalentes foi colocado em extinção por meio da Lei nº15.513/2019.

 

Implantar política de prevenção de acidentes de trabalho 

Com base no mapa de risco e o manual de equipamento de proteção individual da Saúde Ocupacional, pautamos que seja implantada uma Política de Prevenção de Acidentes de Trabalho,  com capacitação e a garantia de EPI’s em quantidade suficiente, garantindo a reposição sistemática. Além disso, também reivindicamos a ampla oferta de materiais de limpeza, como álcool em gel e máscaras adequadas, em quantidade suficiente.

De acordo com a SMAP, os Agesel (Agentes de Segurança Local) são orientados a verificar as condições de trabalho, bem como o fornecimento dos EPI’s, de modo a evitar os acidentes de trabalho. Segundo ela, o álcool em gel ainda é disponibilizado nas unidades de trabalho.