Assembleia das UPA´s aponta nova escala de trabalho

Assembleia dos servidores das Unidades de Pronto Atendimento (UPA´s), realizada no dia 12 de dezembro, contou com a presença de funcionários de todas as unidades. Na reunião, foi feita a apresentação dos resultados da enquete sobre o formato de escala de trabalho.
 
Desde o início de 2013, o Sismuc vem tentando negociar a escala de 12/60 com a PMC. Esta escala havia sido escolhida pelos trabalhadores ainda antes da atual gestão, com carga horária equivalente para os trabalhadores do turno diurno e noturno. 
 
Ontem (12), os trabalhadores deliberaram pela exclusão da escala 12/60, devido à negativa da Secretaria em aceitar esta proposta. Definiram, então, o formato de escala na qual constava o turno de 6 horas, com fim de semana a cada 15 dias, totalizando 120 horas ao mês. Esta proposta havia sido a mais votada pelos servidores, com 54% da preferência (veja abaixo o resultado das três propostas).
 
“De acordo com a proposta da PMC, o início da implantação será no dia 26 de janeiro. Já os trabalhadores querem o início a partir de março”, informa Diana Guérios, coordenadora do Sismuc. 
 
Outros dois debates foram realizados na assembleia. Primeiro, a discussão referente às horas-troca, na qual o pleito dos trabalhadores aponta para 36 horas-troca, enquanto a administração, por sua vez, oferece 12 horas-troca. O Sismuc continua em tentativa de negociação pela garantia dessa demanda dos servidores ou pela manutenção do acordo anterior. 
 
Logo depois, a discussão foi referente ao novo dimensionamento, em que os trabalhadores devem voltar aos turnos originais para depois disso haver o remanejamento interno. 
 
“Ficou garantido que continuará havendo o turno intermediário. Os trabalhadores do turno intermediário deverão continuar a realizar seu plantão de final de semana no período diurno”, complementa a coordenadora do Sismuc. 
 
Agora, a direção do Sismuc levará as definições do segmento para a PMC. “Buscamos uma alternativa que contemplasse o pleito dos trabalhadores no que se referia à carga horária. A enquete foi importante para verificar a aceitação da categoria”, informa Diana Guérios. 
 
Histórico 
 
Desde o começo da gestão, o Sismuc negocia de acordo com o pleito dos trabalhadores por uma proposta igualitária entre os turnos. Frente à recusa da PMC em manter a escala 12/60, um grupo técnico de estudos paritário entre sindicato e gestão foi criado, a partir de aprovação em dos servidores em assembleia. O grupo contava com quatro integrantes da gestão e quatro dos trabalhadores. 
 
“Durante as reuniões, foi tentado novamente a proposta de 12/60. Houve recusa da administração, então se buscou a escala alternativa que contemplasse o pleito dos trabalhadores, que era a garantia da jornada mensal e dois finais de semana livres por mês”, finaliza Diana Guérios. 
 
Confira o formato dos três estudos apresentados na reunião do dia 12 de dezembro: 
 
Estudo 1. (36% de votação)
 
Diurno: com turno de 6 horas, distribuídos de segunda a sexta-feira, folgas nos finais de semana e feriados. 
Noturno: composição de 4 equipes com plantões à noite distribuídos em 12 X 84 horas e diurno de 12 horas no sábado e no domingo, com total de 10 plantões ao mês. 
 
Estudo 2. (54% de votação)
 
Diurno: com turno de 6 horas, distribuídos de segunda a sexta-feira, plantões de 12 horas no sábado e domingo, intercalados com folgas no final de semana, totalizando 120h/mensais. 
Noturno: 12 X 60 horas
 
Estudo 3. (10% de votação)
 
Diurno: com turno de 6 horas, distribuídos de segunda a sexta-feira, plantões de 6 horas no sábado e domingo, intercalados com folgas no final de semana, totalizando 120h/mensais.
Noturno: 12 X 60 horas 
 
Notícias relacionadas: