Educadores mobilizam pais no dia D

 Os educadores participaram do ato chamado dia D ontem (14). Foi feita panfletagem com os pais e com a comunidade sobre as condições de trabalho para a educação infantil de Curitiba. Os principais problemas apontados no material são o descumprimento da hora permanência de 33% e a falta de profissionais. Após diversas mobilizações da categoria, a Prefeitura chamou educadores aprovados em concurso no mês de agosto e também anunciou a abertura de concurso público.

Na avaliação de Cathia Almeida, coordenadora de OLT e educadora, a ação foi positiva. Os educadores, em seus locais de trabalho, das 07h00 às 08h00 e das 17h00 às 18h00 estavam vestidos com a camiseta “Queremos educação padrão Fifa” e distribuindo o material à população.  “Essa é uma forma de mostrar à população de Curitiba a atual situação da educação, que foi o tema principal da eleição de 2012. Passados oito meses as condições continuam muito parecidas. Buscamos, com esse ato, mostrar à gestão que os educadores não estão dispostos a esperar quatro anos para que os avanços concretos sejam realizados”, agiliza.


Durante o ato, foi solicitado aos pais que liguem no telefone 156 da Prefeitura e façam queixa quanto à falta de funcionários e descumprimento da hora permanência, “que é a base pedagógica para realizar o trabalho de desenvolvimento das crianças”, completa Cáthia.


O próximo coletivo dos educadores, que ocorre em 21 de agosto, deve avaliar o ato e as próximas mobilizações.