Prefeitura realiza enquete sobre carreira e salário dos servidores

Ouça a reportagem abaixo

A Prefeitura de Curitiba deu seu primeiro passo para a reformulação da carreira dos servidores públicos. Ela está disponibilizando na página do RH 24 horas uma enquete onde pergunta brevemente o que o servidor acha do atual plano e sobre a política adotada pelo PPQ (Programa de Produtividade e Qualidade). A enquete está disponível na página do dia primeiro de fevereiro até o dia 21 do mesmo mês.

Para o Sismuc, a iniciativa contém algumas falhas que podem ser corrigidas. “A Prefeitura teve uma boa iniciativa ao criar a enquete. No entanto, a consulta tem questões muito dirigidas. Quando você responde que não concorda com o PPQ, abre outra pergunta pedindo que se enumere o grau de importância e onde poderia melhorar. No entanto, o Sismuc defende a incorporação do PPQ e política salarial”, defende Marcela Bomfim.


Já o superintende de Recursos Humanos Christian Luiz da Silva explica que o objetivo da enquete é oferecer um mapeamento estatístico para as audiências públicas que serão realizadas em conjunto com os servidores e sindicatos. Ele ainda explica porque a enquete não está vinculada a matrícula do servidor: “Não quisemos atrelar à matrícula para não inibir a participação do servidor. Adicionando a matrícula, talvez ele não tivesse estímulo a participar do processo temendo qualquer identificação. Por isso, pedimos que o servidor responda uma única vez e de forma completa”, incentiva.


O Sismuc destaca que o diagnóstico buscado pela Prefeitura já é obtido pelo sindicato através de assembleias. Os principais problemas apontados pelos servidores no plano de carreira são a baixa remuneração salarial, excesso de gratificações que não são incorporadas na aposentadoria, competitividade no crescimento da carreira e o processo subjetivo de avaliações no PPQ.


“Esses pontos também serão apresentados para a Prefeitura na pauta específica e na pauta geral. E, assim como na educação, que terá grupo de trabalho para avaliar o plano de carreira dos educadores com a participação do sindicato, esperamos que os demais planos tenham a colaboração dos servidores organizados em grupo e bem representados”, completa Marcela Bomfim. A Prefeitura, por sua vez, já se comprometeu com a realização de grupos de trabalho e audiências públicas.


Enquete
A enquete está na página da Prefeitura, na sessão Secretarias e Órgãos (canto direito da página). Você clica no link do Recursos Humanos e clica em ‘RH 24 horas’. Um pop up será aberto solicitando que o servidor participe da enquete “sobre a nova política de plano de cargos e salários.
 
Sugestões
A enquete tem como último quesito espaço destinado a sugestões para a melhoria da carreira e do salário do servidor. O Sismuc defende:
A remodelação do Plano de Carreira baseado nos parâmetros do SUS, SUAS, debates na educação (LDB), segurança pública (debate sobre a regulamentação nacional);
Crescimento automático;
Fim do teto do auxílio refeição;
Incorporação das remunerações variáveis.
Novos pisos por nível de formação: básico, médio, técnico e superior.