CCJ do Senado aprova fim da escala 6×1; agora, a luta é no plenário. Pressione os senadores do Paraná

Na última semana, a CCJ do Senado aprovou, em votação, a proposta que acaba com a jornada de 6 dias semanais trabalhados para 1 de descanso. O texto reduz a jornada semanal de 44 para 40 horas, sem redução de salário, e garante dois dias de folga por semana, um deles preferencialmente aos domingos, com transição de 14 meses.

Essa é uma pauta que nasceu da mobilização popular e chegou ao Congresso pela pressão de quem vive na pele o desgaste de rotinas exaustivas e de quem quer ver o povo brasileiro mais feliz e com mais saúde. E a luta não para por aqui: agora o texto segue para o plenário do Senado, onde precisa de pelo menos 49 votos favoráveis em dois turnos para ser aprovado.

Mesmo quem não trabalha nessa escala tem motivo de sobra pra comemorar e continuar na luta. Essa é uma vitória coletiva que melhora a vida de toda a sociedade. Muitos de nós temos familiares, pessoas que moram com a gente ou pessoas queridas que vivem essa rotina exaustiva na pele e serão diretamente beneficiadas.

Não estarmos hoje submetidos à 6×1 é resultado de outras lutas, travadas por outras gerações de trabalhadoras e trabalhadores por jornadas mais justas. O SISMUC segue de olho nessa pauta, pressionando e lutando coletivamente, porque ela representa um princípio que também defendemos todos os dias: vida digna é trabalhar, mas ter tempo pra viver, descansar e estar com quem se ama. Essa luta é também por saúde mental e física das pessoas.

E vamos pressionar os senadores pelo Paraná pela aprovação agora no plenário! Deixe um comentário, mande uma mensagem e cobre:
Sergio Moro (PL-PR)
Senado: (61) 3303-6202
Instagram: @sf_moro
Facebook: Sergio Moro
Twitter/X: @SF_Moro

Flávio Arns (PSB-PR)
Senado: (61) 3303-6301
Instagram: @flavioarns
Facebook: @flavioarns
Twitter/X: @ArnsFlavio

Oriovisto Guimarães (PSDB-PR)
Senado: (61) 3303-1635
Instagram: @SenadorOriovisto
Facebook: Senador Oriovisto
Twitter/X: @Sen_Oriovisto