Em defesa do SUS e dos servidores, SISMUC participa da 16ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba

Dirigentes do SISMUC estiveram como delegados e delegadas na 16ª Conferência Municipal de Saúde, que aconteceu no último sábado em Curitiba. Para o Sindicato, a realização da conferência é um pilar fundamental do processo democrático, pois é um espaço onde trabalhadores, Secretaria Municipal de Saúde e os usuários do sistema se reúnem para debater estratégias de fortalecimento das políticas públicas.

Willian Wolff, técnico de enfermagem e dirigente do SISMUC, reforça que o evento é extremamente necessário para encaminhamentos que estruturem a rede pública municipal. “Uma das propostas foi a de ampliar os conselhos locais de saúde, espaço que tem papel de controle social e de reunir as lideranças dos territórios”, ressaltando a importância de trazer a comunidade para o centro das discussões.

 

Porém, o desmonte dos conselhos locais de saúde é uma prática que vem acontecendo em Curitiba. A gestão municipal tem desencorajado a participação dos trabalhadores, o que gera conferências locais esvaziadas. 

Esse efeito cascata atinge diretamente as etapas seguintes, como a Conferência Municipal realizada de forma atropelada e desorganizada.

Para Kéfera Mont Serrat, auxiliar de saúde bucal e dirigente do Sindicato, essa desorganização por parte da Prefeitura tem como objetivo desmobilizar e limitar a participação dos trabalhadores. “A sensação é que a conferência acontece porque há a exigência, só para dizer que constou. Não houve nem abertura para protocolarmos moções, nem a leitura do regimento”, conta.


Propostas aprovadas fortalecem também o servidor

Graças à defesa feita pelos servidores presentes nos grupos de trabalho que debatem os eixos pré-definidos, garantiu-se a aprovação de propostas essenciais tanto para a qualidade do atendimento à população quanto para as condições de trabalho dos servidores. Entre os destaques, estão:

  • Ampliação do quadro de servidores: Realização de novos concursos públicos para suprir o déficit de profissionais e garantir um atendimento ágil e de qualidade à população.
  • Saúde e valorização do trabalhador: Promoção da saúde física e mental dos servidores, o que inclui o dimensionamento adequado das equipes (número suficiente de profissionais nos locais de trabalho) e o reconhecimento efetivo por meio dos crescimentos de carreira.
  • Infraestrutura e segurança: Melhoria estrutural das unidades de saúde, com a garantia de equipamentos e instrumentos de trabalho adequados, além de medidas que assegurem a segurança dos servidores.

Willian também cita o avanço em propostas focadas na Atenção Primária, como o fortalecimento da Estratégia Saúde da Família” (ESF) e das Equipes Multiprofissionais (e-multi), para ampliação do acompanhamento da saúde.

A participação ativa na 16ª Conferência reafirma o compromisso do Sindicato na construção democrática de políticas públicas para a saúde, uma vez que esta foi uma das etapas que antecedem a Conferência Nacional de Saúde, prevista para acontecer em julho de 2027, em Brasília. 

 

Recurso federal possibilita ampliação dos atendimentos nos hospitais 

Além da conferência municipal, na semana passada o SISMUC também marcou presença no evento em que o secretário-executivo do Ministério da Saúde, Adriano Massuda, esteve em Curitiba para o anúncio do recurso federal para a ampliação do atendimento de média e alta complexidade. 

O repasse firmado pelo governo federal para a capital paranaense é do teto fixo anual de R$ 44 milhões, valor que será investido para abertura de mais de 100 leitos hospitalares no SUS. Além disso, os recursos enviados anteriormente pelo Ministério da Saúde possibilitaram a redução em 40% das filas nas especialidades médicas. A conquista é da população curitibana que acessa e depende diariamente da rede pública para tratamento de saúde!

 

Julho tem dona. E é das pretas!

Julho começa lembrando que não existe justiça social sem enfrentar o racismo e as desigualdades de gênero. As mulheres negras sempre estiveram na linha de frente da defesa da vida, do cuidado, da organização coletiva e da garantia de direitos.

Leia mais »