Trabalhadores da saúde se reúnem em Coletivo da categoria para debater desafios e fortalecer a luta em defesa do serviço público

Na noite de ontem (18/09), o SISMUC realizou mais um importante encontro do Coletivo dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Saúde, reafirmando a relevância da organização coletiva na defesa dos direitos da categoria e no fortalecimento do serviço público.

O encontro foi marcado por debates fundamentais, como a reflexão sobre o Setembro Amarelo — campanha de prevenção ao suicídio — e a urgência de criar e fortalecer políticas voltadas ao cuidado da saúde mental de quem cuida da população: os servidores da saúde. Nesse contexto, também foi discutida a reformulação do Fórum Estadual da Saúde, com o objetivo de ampliar a participação e fortalecer a unidade entre as categorias. Outro ponto central foi a luta contra a PEC 32, que representa graves retrocessos para o funcionalismo [Confira mais detalhes aqui]. Sobre isso, o Coletivo deliberou pela mobilização para a Marcha Nacional do Serviço Público, no dia 29 de outubro, em Brasília, quando diremos juntos um sonoro NÃO à Reforma Administrativa.

Também foram aprovadas estratégias de enfrentamento à terceirização na saúde pública municipal, além da criação de um grupo específico para as áreas de Odontologia e Enfermagem, reforçando a valorização e a unidade dessas categorias.

Na agenda, estão ainda previstos o “Café com os Senadores”, em 19 de outubro, para aprofundar o debate sobre os desafios do serviço público. Nesse ponto, a categoria definiu a produção de materiais e ações para pautar o tema em Curitiba, além da cobrança aos parlamentares pelas redes sociais. Foi reforçada, ainda, a mobilização para a Mesa de Negociação com a Prefeitura, em 29 de outubro, quando serão apresentadas as reivindicações da categoria e cobrados avanços concretos para a saúde.

Durante o Coletivo, foi criado um grupo geral de WhatsApp do SISMUC com os profissionais da saúde. Também houve o convite para o ato que será realizado no próximo “Domingo no Centro”, com panfletagem de materiais específicos da saúde, alertando a população sobre as condições de trabalho no serviço público. Além disso, ficou definida uma reunião com as equipes eMulti — prevista para o início de outubro — e com as ASBs.

Mais uma vez, o Coletivo demonstrou sua força e capacidade de articulação. Seguimos firmes na defesa de uma saúde pública de qualidade e dos direitos das trabalhadoras e trabalhadores!