Nova gestão do DPSE da FAS altera horário de trabalho dos servidores

Enquanto
a própria Prefeitura de Curitiba recomenda isolamento social,
teletrabalho e outras medidas para o enfrentamento ao Covid-19, a
nova gestão da Fundação de Ação Social (FAS) determinou, sem
nenhuma justificativa plausível, alteração no horário de
trabalho, colocando os servidores em maior período de risco de
contaminação pelo coronavírus, pois ficarão mais tempo expostos.
Além de que a medida representa quebra do isolamento social
recomendando pela administração municipal e pelo Governo do Estado.

A
determinação autoritária, sem diálogo com os servidores que estão
atuando na ponta no enfrentamento e combate à pandemia, partiu da
nova diretora do Departamento de Proteção Social Especial (DPSE) da
FAS, Tatiana Schafachek. A medida não considerou o maior período de
exposição dos trabalhadores que atuam em Unidades de Acolhimento
Institucional (UAIs) e Centros de Referência Especializado em
Assistência Social (CREAS), que já vivem tantas violências no
exercício da atividade.

Em
informe enviado aos servidores, a diretora garante que foram
entregues os equipamentos de proteção individual (EPIs) para todos
os servidores e informa que nas UAIs e CREAS devem ser cumpridas a
carga horária normal, mesmo com redução no atendimento para o
público. Desde o início da pandemia, afim de diminuir os riscos de
contaminação, os servidores da FAS estavam cumprindo horário
reduzido e em escalas, sem prejudicar o atendimento para população.

O
SISMUC repudia essas alterações sem diálogo com a categoria e que
interferem diretamente na vida dos servidores e seus familiares que
também correm riscos de contaminação.

Atraso

Com
uma semana de atraso a FAS publicou nessa terça-feira (5), a
Instrução Normativa nº 4. A nova IN regulamenta o atendimento nos
Centros Regionais de Assistência Social (CRAS) que voltaram a
atender na última semana sem a normativa regulamentando o serviço,
o que gerou incertezas nos servidores, além de representar uma
ilegalidade no serviço público. O atendimentoi presencial havia sido suspenso no final de março. Confira ao lado a nova normativa.

Instrução Normativa nº 4