Julho das Pretas contará com atividades no Paraná

25 de Julho é o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha. No Brasil é o Dia Nacional de Teresa de Benguela. Ambas as datas se tornaram um marco internacional da luta e da resistência das mulheres negras e, por conta disso, durante todo o mês de julho entidades, organizações, núcleos e coletivos negros estarão promovendo atividades voltadas para valorização da identidade e empoderamento dessas mulheres.

Julho das Pretas PR

A Rede de Mulheres Negras do Paraná (RMN-PR), organiza para este mês, em Curitiba, várias oficinas, encontros, homenagens, apresentações culturais e atos na rua. O lançamento do livro “Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis”, da autora Jarid Arraes,  que acontece nesta sexta-feira (21), será uma oportunidade para o público conhecer história das mulheres negras que fizeram a História do Brasil. Usando a linguagem poética da literatura de cordel, Jarid conta a história de Antonieta de Barros, Aqualtune, Carolina Maria de Jesus, Dandara dos Palmares, Esperança Garcia, Eva Maria do Bonsucesso, Laudelina de Campos, Luísa Mahin, Maria Felipa, Maria Firmina dos Reis, Mariana Crioula, Na Agontimé, Tereza de Benguela, Tia Ciata e Zacimba Gaba

Programação | Curitiba

21 de julho – Lançamento do livro Heroínas Negras Brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes, a partir das 19h na sede da APP-Sindicato. A mesa abordará o tema “A importância da representação negra na literatura e na história”. A vernissage de lançamento do livro “Heroínas Negras Brasileiras” está agendada para as 21h30.

21 de julho – Abertura da exposição permanente da APP Sindicato “Cabelo Afro: a estética da resistência” a partir das 21h

22 de julho – Programação do projeto “Mulheres, prosas, versos, lutas e rebeldia” da CUT/PR I OFICINA: Oficina de cordéis com Jarid Arraes no Auditório da APP, das 9 às 17h.

22 de julho – 1º Pré Encontro das Negras Jovens Feministas – PR “Negras Jovens Vivas e Livres”. A atividade que é organizada pela RMN-PR acontece na Rua Profº. Brasílio Ouvídio da Costa, 2251 (Santa Quitéria – Curitiba – PR).

25 de Julho – Tenda Internacional da  Mulher Negra Latino Americana e Caribenha e Dia Nacional de Teresa de Benguela | Local: Rua 15 de novembro (Boca Maldita – próximo à Praça Osório).

29 de Julho – Ato Julho das Pretas PR contra o machismo, o racismo e pelo Bem-Viver. A concentração será às 13h30, no Largo da Ordem (Igreja do Rosário).

Setembro – 2º Encontro de Negras Jovens Feministas na cidade de São Paulo. Data a confirmar.