20/07/2009 – 13:07
A Semana de Estudos Pedagógicos (SEP), marcada para acontecer de 28 a 31 de julho, foi adiada. Uma nova data será definida pela Secretaria Municipal da Educação. A mudança no período do evento atende a recomendação feita pela Secretaria Municipal da Saúde para minimizar e prevenir riscos de transmissão da gripe causada pelo vírus A (H1N1). Também haverá mudança na data de retorno das atividades escolares da Rede Municipal de Ensino no segundo semestre.
Por recomendação da Secretaria Municipal da Saúde, o retorno das atividades nas escolas e nos CMEIs será no dia 3 de agosto para os profissionais da Educação. Para os estudantes, o retorno será no dia 4 de agosto.
A recomendação feita pela Secretaria Municipal da Saúde segue critérios estabelecidos pelo Ministério da Saúde, que indica evitar ao máximo a aglomeração de pessoas, por se tratar de doença de transmissão respiratória.
Em Curitiba, foram registrados 21 casos da gripe. No Brasil, o número de infectados passa de mil pessoas.
A decisão de adiar a SEP foi tomada a partir das seguintes considerações:
• Recomendação feita pela Secretaria Municipal da Saúde para o cancelamento de eventos que reúnam grande número de pessoas no mesmo ambiente, principalmente em espaços pouco ventilados;
• O grande número de participantes na SEP. Na data inicialmente marcada, o evento reuniria os 15 mil profissionais do ensino municipal depois de um período de férias. Parte desses profissionais retorna de viagens e pode ter entrado em contato com o vírus. O intuito é a prevenção da doença entre todos os participantes.
• A prevenção da transmissão aos 145 mil estudantes da rede municipal de ensino que, com o fim do recesso escolar, entrariam em contato com os 15 mil profissionais da rede municipal de ensino, logo após a SEP.
• Considera o prazo de sete dias para a transmissão da doença. Com a realização da SEP, os profissionais da educação voltariam as suas atividades no dia 28 de julho. Com o adiamento do evento e o retorno das atividades escolares um dia após o previsto em calendário, estudantes e profissionais do ensino estarão fora do período de contágio.
No dia 3 de agosto, ao retornarem às suas unidades, os profissionais participarão de atividades de orientação. Serão preparados para receber os estudantes e identificar possíveis sinais da gripe. Também receberão orientações quanto às medidas adequadas de prevenção e controle.
Fonte: www.curitiba.pr.gov.br