SISMUC participará da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde em Brasília

A integrante do Conselho Fiscal do SISMUC e representante do Sindicato no Conselho Municipal da Saúde (CMS), Antonia Ferreira, foi eleita delegada para representar os trabalhadores e trabalhadoras do Sistema Único de Saúde de Curitiba na 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (4ª CNGTES), que acontecerá em Brasília (DF), de 10 a 13 de dezembro de 2024.

Com o tema “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que Faz o SUS Acontecer”, a Conferência Nacional é organizada pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), com o apoio do Ministério da Saúde (MS), por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES). Esta etapa nacional, que acontece 18 anos após sua última edição, é resultado das discussões e proposições feitas durante as etapas municipais e estaduais que ocorreram em todo o Brasil, inclusive em Curitiba.

Um dos principais objetivos da 4ª CNGTES é mobilizar o país em prol do avanço na formação permanente das equipes de saúde envolvidas no SUS, resultando no aprimoramento do trabalho e do cuidado, além de revisar os processos de formação de profissionais da saúde.

Confira mais detalhes no vídeo:

 

 

Cenário
Segundo o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), atualmente há no Brasil mais de 3 milhões de trabalhadores em exercício no SUS. Desse total, 75% são mulheres, 47% possuem curso superior, e a faixa etária média para ambos os gêneros é de 40 a 44 anos de idade. 

Em todas as cinco regiões, quem lidera o ranking de maior número de pessoas empregadas são os(as) técnicos(as) em enfermagem, com um total de 769.203 profissionais.

De acordo com o Ministério da Saúde, “a 4ª CNGTES busca a valorização das pessoas que constroem o sistema público de saúde, em suas dimensões continentais, que englobam mais de 4 milhões de trabalhadores(as) de diversas profissões de saúde de nível técnico, médio e superior.”