Prefeitura de Curitiba quer alterar Portaria de convocação de trabalhadores da saúde para o feriado de 1º de maio

A alteração, feita apressadamente, desrespeita servidoras e servidores que atuam nas Unidades de Saúde 

A Portaria nº 37, publicada ontem (29/04) pela Secretaria Municipal de Saúde, sobre o funcionamento dos serviços de saúde neste feriado de 1º de maio, do Dia do Trabalhador, determina que a Central de Regulação 192, Central Metropolitana de Leitos, Central de Teleatendimento, SAMU, Central de Retaguarda em Saúde Mental, Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Residências Terapêuticas, Laboratório Municipal de Curitiba, Serviço de Transporte Sanitário e plantões de Vigilância em Saúde deverão abrir normalmente.

A Portaria citada não dispõe a respeito do funcionamento das Unidades Básicas de Saúde. No entanto, o SISMUC foi comunicado de que existe a possibilidade de nova Portaria ser publicada no diário oficial de hoje, véspera do feriado, convocando os trabalhadores das UBS’s para organização de suas escalas para o 1º de maio. 

 

O SISMUC já acionou a Secretaria de Saúde solicitando a não publicação da Portaria, visto que não é justo com esses servidores/as a convocação realizada “em cima da hora”. Além disso, muitos trabalhadores que atuam no período da manhã já cumpriram sua carga horária, ou seja, não seria correto avisá-los da nova organizaçao de escala via telefone celular.

 

Lembramos que os atendimentos de urgência e emergência são realizados nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que não terão seu funcionamento afetado.

15 de maio – Dia do/da Assistente Social

No Dia do Assistente Social, reconhecemos o papel crucial desses profissionais na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Seu trabalho é fundamental para garantir que todos tenham acesso aos seus direitos básicos e vivam com dignidade. Vamos valorizar

Leia mais »