Candidatos à prefeitura encaram debate em praça pública

Os pré-candidatos à Prefeitura de Curitiba nas eleições 2016 Requião Filho (PMDB/Rede), Tadeu Veneri (PT) e Xênia Mello (PSOL/PCB) participaram de sabatina na tarde deste sábado, 13 agosto, dentro do picadeiro do Circo da Democracia, instalado na Praça Santos Andrade, em Curitiba. A atividade foi promovida na programação do GT Cidades, com a organização e participação de diversas entidades de representação popular. Todos os demais pré-candidatos também foram convidados, mas somente as três candidaturas de esquerda marcaram presença.

Os pré-candidatos tiveram três minutos para cada resposta nas abordagens sobre os eixos função social da propriedade e uso do solo; cultura e cidade; questões ambientais e saneamento; segurança pública e direitos humanos; direito e acesso à moradia; transparência na gestão; mobilidade e transporte público; e utilização de recursos em obras públicas.

O grande diferencial foi o acesso à participação popular. As perguntas foram feitas por pessoas da plateia que representaram lideranças populares, a maioria de periferias. O Circo estava cheio e a cada questão debatida, muita reação em forma de aplausos ou de palavras de ordem.

Os candidatos Tadeu Veneri e Requião Filho se posicionaram numa eleição que será polarizada entre os pré-candidatos que aceitaram o desafio da sabatina e os demais, que não se dispuseram a encarar as reações populares numa tenda aberta. Mas a pré-candidata Xênia Mello, que se apresentou como feminista e de periferia, fez questão de deixar claro que não pretende ser parte de uma polarização. Em diversos momentos associou o PT à gestão problemática do atual prefeito e acusou Requião Filho de ser parte do partido golpista que derrubou a presidenta Dilma. “Eu não sou do PMDB do Temer nem do Cunha, sou do PMDB do meu pai Requião”, se defendeu.

Pré-candidatos avaliam 1º debate realizado em Curitiba