Livro discute Assédio Moral Organizacional nos bancos e em outros locais de trabalho

O livro “Assédio Moral
Organizacional – as vítimas dos métodos de gestão nos bancos”, editado, ainda
em 2015, pela Projeto Editorial Práxis, aborda o problema do assédio moral
tendo como base as situações constantes e extremas que ocorrem entre os
trabalhadores bancários.

Porém, os artigos do livro dão
uma dimensão ampla do tema, passando pela relação entre o assédio moral e a
organização do trabalho hoje em dia, voltada para metas e índices desumanos de
produtividade, o que aumenta a incidência do assédio moral.

Organizados por Nasser Ahmad
Allan, Jane Salvador de Bueno Gizzi e Paula Cozero, os artigos também analisam
outros aspectos, caso do assédio moral no serviço público. De acordo com o
texto de Margarida Barreto, o assédio no âmbito do funcionalismo pode surgir da
seguinte forma:

“Um trabalhador pergunta: ‘será
que o serviço público necessita de tantas pessoas de confiança?’ Muitos dizem:
‘Não temos a quem denunciar, pois os colegas nem ao menos servirão como
testemunhas, na medida em que poderão ser prejudicados para o resto de suas
vidas dentro do setor”, descreve o texto na página 190.

Serviço:

Assédio Moral Organizacional – as
vítimas dos métodos de gestão nos bancos

Projeto Editorial Práxis, 2015,
299 páginas, em parceria com o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região e
com Instituto Defesa da Classe Trabalhadora (Declatra).

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