No fim de um ano agitado como foi 2014 para os educadores e educadoras, elas não desistiram e seguem lutando pelas pautas que não foram cumpridas pela gestão municipal neste ano.
O jogo de 2014 está no final, mas longe do seu término.
Os servidores apontam a necessidade de pressão para o cumprimento de pautas do começo do ano que não foram ainda cumpridas.
Por isso, o coletivo dos educadores do Sismuc, reunido no dia 19, fez o indicativo de panfletagem com os pais, comunidade e terminais de ônibus no centro da cidade.
Uma das explicações da mobilização se refere ao fato de que a hora-atividade não está sendo cumprida. Por isso, o Sismuc deve entregar também ofício para a Prefeitura explicando a situação, com a proposta dos educadores de não confecção do portfolio e pareceres sobre a hora-atividade.
Portanto, a pauta principal da mobilização dos educadores nesse momento é a hora-permanência, o reajuste salarial de 9,88% e a luta para não haver o desconto e punição no crescimento e remanejamento dos quatro dias parados em greve de março de 2014.
Campanha contra o assédio moral
“O assédio moral não é uma novidade, mas está sendo usado hoje como prática antissindical”, reflete Cesar Schutz, da assessoria do Sismuc.
A campanha começa já em 2014. Haverá curso de formação com os representantes de base. No dia 25 de novembro, o debate sobre o assunto começa no Coletivo dos Representantes por Local de Trabalho (OLT) do Sismuc, e no dia 4 de dezembro será lançada a campanha.
O indicativo é de que seja criada lei municipal específica sobre o tema. Ainda que a avaliação seja de que com a eleição de diretores nos cmeis o assédio tende a diminuir.
Ergonomia
As educadoras presentes na reunião criticaram a atual ergonomia nos cmeis e exigiram a necessidade de avanço neste item. “Não dá mais para trabalhar com trocadores caindo aos pedaços”, afirma uma das professoras de educação infantil presentes em reunião.
O dia 10 de dezembro é a data da última reunião de 2014 dos educadores, para definição das pautas de 2015. A reunião será realizada na sede do Sismuc, às 19h. Participe!