Servidores iniciam Curso de Formação debatendo o capitalismo

Servidores municipais participaram do primeiro módulo do Curso de Formação do Sismuc. A atividade ocorreu entre os dias 6 e 8 de dezembro, com abertura na sede do sindicato, e a continuidade na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (Sintracon). O tema abordado foram os modos de produção e organização da sociedade, finalizando com o sistema de produção capitalista. 

“As pessoas tiveram a chance de falar, foi aberto ao diálogo e à intervenção dos participantes. No final uma avaliação foi feita pelos participantes, foi bem positiva. Eles puderam conversar sob aspectos do capitalismo que não se observa na grande mídia”, explica Eduardo Recker Neto, coordenador do Sismuc e do curso.  O primeiro módulo foi apresentado pelo servidor municipal Silvio Manoel, formado na primeira turma do curso e atual formador da CUT e por Recker Neto.

A próxima etapa ocorre em fevereiro, no assentamento Contestado do MST, na Lapa. Transporte, alimentação e estadia serão oferecidos gratuitamente aos participantes. O segundo módulo tem como tema o Estado e as ideologias. 


Nova turma
As inscrições para a segunda turma do curso estão abertas. O início está previsto para fevereiro. Os interessados podem ligar para 3322-2475 ou preencher a ficha de inscrição clicando aqui.


Como funciona
O curso ocorre em 7 módulos e incluem debates, leituras, dinâmicas, pesquisas de campo, exibição de filmes entre outras atividades. O objetivo do Sismuc é formar lideranças para atuar no movimento sindical e no local de trabalho e aprofundar o grau de consciência de classe da categoria.


Esta é a terceira vez que o curso é realizado pelo Sismuc. O curso não tem custos e os participantes recebem certificado de conclusão e material de apoio para o estudo.