A recente instauração da comissão da verdade brasileira pretende desvendar os crimes cometidos pelo regime ditatorial no país entre 1964 e 1988. No dia 20 de agosto, o debate “A Ditadura Sobrevive” vai tratar de assuntos relacionados à abertura dos arquivos da ditadura no Brasil e na América Latina.
Organizado pelo Sismuc – em parceria com outras entidades – o evento contará com a presença de representantes da política, da militância, do direito e do jornalismo. O deputado Tadeu Veneri, por exemplo, presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania da Assembleia Legislativa, ministrará a palestra “A Comissão de Direitos Humanos e o Estado Policial”. Temas como a violação dos direitos e a militância na ditadura também serão abordados.
As palestras contarão com a presença do entrevistado do Jornal do Sismuc de agosto, Honório Delgado Rubio. Vindo da Espanha, ele desembarcou no Brasil em abril de 1956 e sofreu perseguições tanto na ditadura daqui quanto no seu país de origem. “A Ditadura Sobrevive” será realizado na sede do Sindicato dos Bancários, dia 20, às 19 horas. A entrada é franca.