Ducci não quer discutir 30 horas para excluídos

Durante a greve dos excluídos, o atual prefeito de Curitiba Luciano Ducci e seus secretários sempre afirmaram à população e à mídia que negociavam com os trabalhadores e com o sindicato. Mas isso de fato nunca aconteceu. O prefeito em nenhum momento abriu canal de inclusão dos trabalhadores da saúde na jornada de 30 horas. A comprovação disso ocorreu ontem (24), quando o secretário de governo Luiz Fernando Jamur negou novamente o calendário de discussão para checar quais categorias poderiam ser incluídas nas 30 horas sem que houvesse impacto na folha de pagamento e prejuízo no atendimento à população. O sindicato considera que há má vontade do médico e prefeito Luciano Ducci e que somente a pressão dos trabalhadores pode reverter a incompreensão do candidato à reeleição.


Durante a reunião, a Prefeitura reafirmou que não abre a discussão sobre as de 30 horas, apesar de todos os argumentos técnicos ou do ponto de vista do trabalhador e da sua valorização, defendidos pelo sindicato. “A prefeitura não apresentou dados de seus recursos ou impactos financeiros para negar a inclusão desses trabalhadores. Se negou a fazer o debate, mesmo para segmento que possui apenas 11 profissionais e que isso não prejudicaria o atendimento”, relata Irene Rodrigues, que participou da reunião.


O Sismuc segue afirmando que fazer a inclusão de 12% dos trabalhadores da saúde na jornada de trabalho é tratar com isonomia e que continuará organizando os trabalhadores até que a igualdade seja atingida. “Se Ducci exclui esses pouco mais de mil trabalhadores, negando qualquer inclusão progressiva, nós vamos debater com candidatos à prefeito que tenham entendimento diferente e vejam a saúde tratada de forma unificada”, observa Diogo Monteiro, diretor do Sismuc. No próximo dia 5 de maio os excluídos lembram a população que Ducci é mal de negociação.


Liminar descontos
Sobre a liminar que aborda o desconto dos dias parados, a prefeitura alega que só se manifesta depois do julgamento dos embargos de declaração.