Dentistas debatem financiamento do SUS em seminário

O Sismuc, em conjunto com o Conselho Regional de Odontologia, a Associação Brasileira de Odontologia e o Sindicato dos Odontólogos, promoveram, no último dia 26, o seminário “Financiamento do SUS Curitiba”. O evento teve como público-alvo os cirurgiões-dentistas da prefeitura. O objetivo era discutir o orçamento do município na atenção básica, com ênfase na emenda constitucional 29, e sobre os recursos aplicados pelo governo federal.

Luiz Carlos Bolzan, diretor geral da ouvidoria do SUS, uma dos palestrantes do evento, apresentou a página na internet do fundo nacional de saúde. “Esse é um espaço onde as pessoas podem controlar os recursos que vem da união, do estado e do município para saúde. É uma maneira fácil das pessoas conhecerem os recursos enviados pelo Ministério da Saúde para os municípios”, diz.

A cirurgião-dentista Ivete Bolleta, que participou do seminário, acha importante atividades como esta para que os trabalhadores conheçam melhor a forma como o dinheiro público é investido. Para ela, saber de onde vem o dinheiro e onde é aplicado é crucial para poder cobrar melhorias para a saúde pública. 


Participaram ainda como palestrantes Irene Rodrigues, representante da Confetam na mesa nacional do SUS e Cid Cordeiro, técnico do Dieese. O seminário fez parte do conjunto de atividades decorrente da greve de cirurgiões-dentistas, realizada em setembro deste ano.