Conferência Estadual de Educação foi adiada para dezembro
O MEC realizará em abril de 2008 a 1ª Conferência Nacional da Educação Básica, em Brasília, e deve reunir entre 1 mil e 1,5 mil representantes dos diversos segmentos sociais. A Conferência Estadual teve sua data adiada de novembro e vai ocorrer de 13 a 15 de dezembro.
O tema central das conferências é a construção de um Sistema Nacional de Educação. Os debates versarão sobre o desafio de se fazer este sistema realmente articulado, democrático e gerando qualidade social; funcionando sob um regime de colaboração, com melhor financiamento. Este sistema deve prever a inclusão de todas as pessoas, com respeito à diversidade. Para tanto, deve formar e valorizar o trabalho na Educação.
O secretário-executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas, explica que a conferência terá o desafio de traçar as linhas do regime de colaboração entre os sistemas federal, estaduais e municipais. “O que queremos discutir é como criar um sistema nacional de educação, em que haja integração entre governos e colaboração de todos os entes”, enfatiza.
Para o secretário, o governo federal dá prioridade ao trabalho articulado e cita como exemplos o Fundeb e o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). “À medida que definirmos e discutirmos melhor o regime de colaboração, as ações previstas no PDE poderão ter gestão e operacionalização mais eficazes, tendo como foco a aprendizagem dos alunos”, explica.
Fonte: Sismmac