Celebração

Semana da Consciência Negra tem diversas atividades

Para celebrar o Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado a dia 20 de novembro, será realizada em Curitiba intensa programação, com debates e apresentações culturais. As atividades começam em 14 de novembro e se estendem até a terça-feira, dia 20, com entrada franca.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

Dia 14 de novembro, quarta-feira, às 21 horas, no Guairinha
O Coral Sorriso Negro apresenta “Kamiolê” – Congo; “Senzeniná” – Zimbábue; “Cangoma” – folclore; “Cio da Terra” – Milton Nascimento; “Syahamba” – Negro espiritual; “Negrinho do Pastoreio” – folclore; e “Sorriso Negro” – Rosário dos Pretos. O grupo foi criado em 2003 em Tibagi e as atividades principais são proporcionar aos integrantes formações em música, com aulas de canto, representação e instrumentos de percussão todas com referência à cultura negra, e com tal preparação divulgar a cultura negra com espetáculos na região.

Dia 15 de novembro, quinta-feira, às 13 horas, no Guairinha
Acontece o 1º Fórum de Capoeira de Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. O tema “Ética e Responsabilidade Cultural” reúne os responsáveis pela difusão da arte capoeira no Paraná. Além de traçar diretrizes, o encontro mostra o que se tem produzido musicalmente, não somente na capoeira, mas também nas outras manifestações como maculelê, samba-de-roda e puxada de rede. A realização é do Centro Cultural Humaitá.

Dia 16 de novembro, sexta-feira, às 21 horas, no Guairinha
O Trio EnCanto Negro, formado pelos cantores Juares de Mira e a Fátima Castilho, com o pianista Fábio Cardoso, apresentam o recital “Negro Spirituals”. No repertório, clássicos das mais consagradas obras do Negro Spirituals, com arranjos de Harry T. Burleigh, Rosamond Johnson, Lawrence Brown, Hall Johnson e os compositores George Gershwin, Scott Joplin,Jerome Kern, Brasílio Itiberê, Camargo Guarnieri, Lorenzo Fernandez, Francisco Mignone, Waldemar Henrique, Hekel Tavares. Algumas das canções são Ol’ Man River, Swing Low Sweet Chariot, Sometimes I Feel, The Entertainer, Boi.

Os Spirituals constituem um dos mais amplos conjuntos de canções folclóricas norte-americanas. Fonte inspiradora de grandes compositores, deram origem ao blues, jazz e gospel, além de influenciar seguidas gerações de músicos em todo mundo, tendo papel importante durante a luta pelos direitos civis nos anos 1950 e 1960.

Dia 17 de novembro, sábado, às 16 horas, no Guairinha
O grupo Afro-Cultural Ka-Naombo apresenta, “Da África Para o Brasil”. Mais do que um espetáculo de dança, a peça é um projeto permanente de pesquisa desenvolvido pelo grupo. O roteiro procura relatar, em 45 minutos, o resgate da dança praticada na África (dança afro tribal) e a sua resistência no Brasil.

Em seguida, um grupo de crianças traz a peça “Somos Todos Uma Raça”. O espetáculo vem mostrar a diversidade racial e cultural que compõe o cenário brasileiro. Como cenário do mundo, duas bailarinas, declamando e desenvolvendo expressões corporais, são ritmos nascidos do afro (hip hop, dança de rua, axé, samba e contemporâneo).

Dia 18 de novembro, domingo, às 19 horas, no Guairinha
É a vez da dança com o espetáculo “Em África”, do grupo de teatro Nuspartus. O texto está fundamentado nos princípios da tradição africana, valorizando a oralidade como instrumento de preservação da memória, que funciona como orientação cultural. Nesta perspectiva, a ancestralidade apresenta-se como elemento chave na transmissão dos saberes e valores, que ocorre de geração para geração, com os mais antigos contando a história da comunidade, seus desafios, feitos e avanços.

No enredo, a personagem principal é uma mulher negra, que representa a anciã. De acordo com a matriz africana, a anciã guarda os conhecimentos, costumes e crenças dos diferentes grupos étnicos. Também são resgatados a figura dos Griôts ou Akipalôs, contadores de histórias ou itãs, contos que buscam explorar a realidade pela atuação dos orixás, atividade tida muitas vezes como profissão, bastante presentes na cultura africana. Envolvidas pelos ritmos da cultura e da natureza, quatro meninas afro-brasileiras estão despretensiosamente prestes a se iniciarem nos mistérios da tradição africana.

Dia 20 de novembro, terça-feira, às 19 horas, na Praça Santos Andrade
O grupo Afro-Cultural Ka-Naombo volta a se apresentar, desta vez para exercitar seu projeto de pesquisa com aulão de Capoeira e de Dança Afro, em plena praça.

Parque Newton Freire Maia
No sábado, dia 17, acontece o debate com o tema “A influência africana na formação cultural brasileira” a partir das 10 horas na sala Milton Santos. Às 12 horas, os participantes poderão assistir à roda de capoeira com Mestre Sombra e participar do almoço temático, que servirá feijoada. Em seguida, às 14 horas, haverá exibição de filmes e visitação ao Exploratório do Parque.

Com informações da Agência Estadual de Notícias

Alguém que se comprometeu conosco formalmente, que assinou a nossa Carta Compromisso, com as nossas pautas, ou alguém que poderá trabalhar contra a gente?   Está chegando a hora de escolher quem vai administrar a Prefeitura e a Câmara Municipal

Leia mais »

Nota de pesar: Renato de Lima Almeida Júnior

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Renato de Lima Almeida Júnior, enfermeiro atuante na UPA Boa Vista, ocorrido no dia 2 de outubro, em decorrência de uma parada cardíaca. Reconhecido por seu compromisso com a

Leia mais »