IX ENEJA

Solenidade no Guairão abriu o evento que irá debater a realidade da educação de jovens e adultos no Brasil e fará proposições de políticas públicas para a superação do analfabetismo

Mais de seiscentas pessoas, dos 27 estados brasileiros, presenciaram na noite de terça-feira, 18 de agosto, a solenidade de abertura do IX Encontro Nacional de Educação de Jovens e Adultos (Eneja), realizada no Teatro Guaíra, em Curitiba. O evento segue até o dia 22, próximo sábado, no Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, no município de Pinhão.

Esta é a primeira vez que o Estado do Paraná sedia o Eneja, evento promovido anualmente pelos Fóruns estaduais de EJA, cujo objetivo é debater a realidade da educação de jovens e adultos no Brasil, a partir das demandas e formas de atendimento propostas pelas esferas de governo (federal, estaduais e municipais), bem como fazer reflexões sobre políticas públicas voltadas ao combate do analfabetismo.

Neste ano, o tema do Encontro é “A Atualidade do Pensamento de Paulo Freire e as Políticas de EJA”. A abertura contou com apresentação da Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP), que executou com maestria os hinos nacional e estadual, mais algumas composições do repertório clássico da OSP.

Em seguida foi exibido o vídeo “Pronunciando o Mundo”. A produção cinematográfica local sobre EJA faz homenagem a Paulo Freire e traz dados alarmantes sobre o analfabetismo no Brasil. Somados os funcionais (aqueles que mesmo tendo aprendido a decodificar a escrita, não desenvolvem a habilidade de interpretação de textos) e os absolutos, o país tem 143 milhões de pessoas analfabetas, ou seja, cerca de 75% da população. Assim, restam pouco mais de 40 milhões de brasileiros com capacidade de ler uma frase e compreende-la.

Edmílson Feliciano Leite, coordenador do IX Eneja e membro do Fórum EJA Paraná, destacou a importância histórica do evento. “Esse encontro já nasceu pretensioso. Pela primeira vez ele não está focado só no cenário nacional, mas também no internacional, com presença de representantes de países ibero-americanos e africanos, onde o português é a língua oficial. É, neste momento, o Eneja mais importante, já que é fruto de uma construção histórica entre os fóruns de EJA do país”.

O governador Roberto Requião disse, em seu pronunciamento, que o Paraná está próximo de erradicar o analfabetismo e ser o primeiro Estado brasileiro a conquistar essa meta. Segundo ele, dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE,), relativos aos indicadores da educação no Paraná, apontam que o estado deverá superar o analfabetismo até 2010. Ainda em seu discurso, Requião propôs que a educação de jovens, adultos e idosos, e a própria alfabetização, valorizem os sentimentos de cidadania. “Temos uma educação libertadora, renovadora, formadora de mulheres e homens integrais, completos. Queremos cidadãos conscientes de seu papel na construção de uma sociedade mais justa”.

A mesa de abertura também contou com a participação do secretário nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, André Figueiredo Lázaro, representando o Ministério da Educação; da representante da Unesco, Carolina Larriera; da representante dos estados ibero-americanos, Ivana de Siqueira; do representante do EJA Brasil, Edno Castro Oliveira; do secretário de Educação do Paraná, Maurício Requião; e da representante dos educadores de EJA, Maria José Bógo, e dos educandos, Antônio Nilson da Silva.

Nesta quarta-feira (19), pela manhã, os delegados seguem para o Centro de Capacitação de Faxinal do Céu, onde às 20h acontece a abertura da Feira em Rede de Experiências, Saberes e Economia Solidária. Durante o fórum, algumas das atividades a serem desenvolvidas serão: Homenagem ao educador Paulo Freire – Pensamento de Paulo Freire e as Políticas de EJA, com Maria Margarida Machado, da Universidade Federal de Goiás; Mesa Redonda – A EJA e as Políticas Intersetoriais do Governo Federal, com André Lázaro, e representantes de outros ministérios; Mesa redonda – Políticas e Financiamento na EJA, com Maria Clara Di Pierro, da Universidade de São Paulo e Andréia Gouveia da Universidade Federal do Paraná; Debates com todos os componentes das mesas redondas e reuniões regionais dos Fóruns e reunião de representantes internacionais.

O IX Eneja também é um evento preparatório a VIII Conferência Internacional de Educação de Adultos, que será realizada em 2009, no Brasil.

Fonte: CUT/PR

Alguém que se comprometeu conosco formalmente, que assinou a nossa Carta Compromisso, com as nossas pautas, ou alguém que poderá trabalhar contra a gente?   Está chegando a hora de escolher quem vai administrar a Prefeitura e a Câmara Municipal

Leia mais »

Nota de pesar: Renato de Lima Almeida Júnior

É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento de Renato de Lima Almeida Júnior, enfermeiro atuante na UPA Boa Vista, ocorrido no dia 2 de outubro, em decorrência de uma parada cardíaca. Reconhecido por seu compromisso com a

Leia mais »