Trabalhadores do Paraná rumo a Brasília por nenhum direito a menos!
Tudo pronto para os militantes paranaenses integrarem o Dia Nacional de Mobilização da CUT por Nenhum Direito a Menos, que acontece na próxima quarta-feira, dia 15 de agosto, em Brasília. No total serão três caravanas que partem do Paraná: uma organizada pela CUT-PR, outra pelos bancários de Curitiba e Londrina, e uma terceira pela APP-Sindicato.
A comitiva dos bancários saiu nesta segunda-feira pela manhã de Curitiba e ainda passará em Londrina para embarcar mais trabalhadores. Eles chegarão à capital federal na terça-feira para participarem da entrega da pauta de reivindicações específicas dos bancos públicos. A reunião com o Caixa Econômica Federal está marcada para as 10h00, na matriz. A entrega da pauta para o Banco do Brasil será ao meio-dia, na sede da instituição.
Já a caravana da CUT-PR vai sair de Curitiba nesta terça-feira, dia 14/08, às 07h00. O ponto de encontro será em frente à Igreja Bom Jesus, na Praça Rui Barbosa. O ônibus da APP-Sindicato também sairá na terça, às 07h00, mas a concentração será na Casa dos Trabalhadores em Educação, que fica na Rua Desembargador Motta, nº 1331, esquina com a Avenida 7 de setembro.
A expectativa da CUT é mobilizar 20 mil trabalhadores vindos de todas as regiões do Brasil para cobrar que o Governo Federal e o Congresso Nacional acabem com os projetos contrários aos interesses da classe trabalhadora e aceitam as propostas defendidas pela Central. Entre o conjunto de reivindicações, destacam-se a manutenção do veto presidencial à Emenda 3, a retirada imediata do PLP 01/2007, o fim do fator previdenciário, contra o Projeto de Lei das Fundações Estatais de direito privado, pelo direito irrestrito de greve e contra o interdito proibitório.
Ao chegar a Brasília, as delegações irão se concentrar às 09h00, no Canteiro Central, em frente ao Museu Nacional (Quadrante 2), onde está armada a tenda da Confederação Nacional dos Metalúrgicos (CNM/CUT). O ato político vai começar às 10h00 e, posteriormente, a marcha rumo ao Congresso Nacional. Por volta do meio-dia será feito um abraço ao Congresso, com os trabalhadores de mãos dadas, demonstrando união e força contra a retirada de direitos. Na parte da tarde, lideranças cutistas terão audiências com ministros e parlamentares para tentar mais uma vez abrir negociações em torno dos pontos da pauta de reivindicações.
Programação do Dia 15 de agosto de 2007:
09h00 – Concentração: Canteiro Central, em frente ao Museu Nacional (Quadrante 2), onde está armada a Tenda da CNM.
10h00 – Início da caminhada em Direção ao Congresso Nacional. Obs.: serão utilizadas na caminhada ao Congresso as 3 pistas próximas ao Canteiro Central.
12h00 – Ato da CUT no Congresso Nacional.
– Abraço ao Congresso Nacional.
– Show de bexigas.
13h00 – Encerramento do Ato Político.
Obs.1: o retorno ao ponto de concentração será feito pelo lado oposto da Caminhada até o Congresso.
Obs.2: os horários podem ser alterados em função da dinâmica no dia.
Fonte: CUT/PR