PMC abre edital com vagas para 365 profissionais da educação*

A redução de jornada de trabalho, uma política de permanência e maior contratação de quadros para a educação infantil é o desejo dos educadores de Curitiba que foram às ruas no final de 2013, fizeram dois dias de greve e forçaram a Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) a assumir compromissos. 

No dia 3, a PMC lançou edital de concurso público para contratar 365 novos quadros para a rede municipal de ensino, número insuficiente quando comparado ao que foi estipulado por estudos da própria PMC referentes à previsão de contratações no mês de abril, para a jornada de 40 horas com 33% de hora-atividade. 

O edital de convocação do concurso refere-se ainda a educadores e a professores do ensino fundamental. Por isso, o número estimado para a contratação de educadores deve ficar menor, pois entre as contratações constam educadores e também profissionais da educação – docência II. 

Estudos técnicos apontam mais contratação e menor gasto 

De acordo com o estudo apresentado pela Prefeitura, para implantação dos 33% de hora-atividade com carga horária de 40 horas, seriam necessários 1064 novos educadores. 
 
Já os estudos elaborados pelo Sismuc complementaram que, além das 1064 contratações, outros 1586 educadores deveriam ser contratados, totalizando 2650 servidores para a implementação de 30 horas semanais e 33% de hora-atividade.  
 
Esses dados deram nova dimensão aos estudos da PMC, que apontavam inicialmente como necessários 5900 educadores para que os servidores acessem o direito às 30 horas. 

Formação de grupo técnico 

No final de janeiro, foi definida em mesa de negociação com a PMC a formação de um grupo de trabalho técnico sobre a redução de jornada para 30 horas. A função do grupo técnico é subsidiar a continuidade dos debates da mesa de negociação após a greve de novembro 2013. A primeira reunião do grupo técnico na semana que vem. 

*Após conferência de atas de reunião entre a Prefeitura e Sismuc, a matéria sofreu alteração de dados veiculados anteriormente.