Prefeitura define calendário da Copa sem discutir com sindicatos municipais

A Prefeitura apresentou no fim da tarde de sexta-feira (30) mais uma versão do Calendário da Copa do Mundo da FIFA 2014 durante a terceira reunião do calendário escolar para 2014. Esta nova proposta foi definida pelo sindicato das escolares particulares (Sinep), pela Secretaria Estadual de Educação e Secretaria Municipal de Educação. 

O acordo estabelecido com a gestão é de que tanto Sismuc como Sismmac apresentariam suas contribuições no dia 30 de agosto. No entanto, foi a reunião paralela que definiu o calendário a ser utilizado no ano que vem. Nesta reunião ocorrida na sexta, a gestão apenas deu o prazo até 5 de setembro para novas sugestões depois da reclamação dos sindicatos em querer levarem pra suas bases a discussão. O calendário final, segundo a Prefeitura, será definido no dia 10 de setembro.  

Ou seja, a opção feita pelos educadores em assembleia no dia 2 de agosto nem sequer chegou a ser analisada. “Lamentamos que este calendário não abrangesse a opção dos educadores e dos professores. Parece que ele foi definido pelas escolas particulares e pelo governo do estado e apenas repassadas para o serviço público municipal sem respaldo da base”, avalia Adriana Claudia Kalckmann.  

Datas

A última versão do calendário prevê início das atividades em 3 de fevereiro e com as crianças no dia 10 de fevereiro. Os recessos da Copa ocorreram nos dias 16, 17, 18, 20, 23, e 26 de junho. Dia 12 haverá liberação mais cedo. As datas são referentes aos jogos em Curitiba ou a jogo do Brasil na primeira fase.  O recesso escolar do meio do ano ocorre do dia 30 de junho até 14 de julho.  O ano letivo da educação municipal termina no dia 19 de dezembro.

Clique e confira versão apresentada pela gestão junto com o governo estadual