Coletivo da Saúde define pauta específica

Servidores municipais da saúde tiveram dois encontros para definir sua pauta específica para 2013. Diversos segmentos compareceram ao debate, como trabalhadores da vigilância sanitária, as equipes do Naap’s, das USs, cmum’s, cmae’s e outros. As 30 horas da saúde, isonomia entre trabalhadores, revisão de insalubridade, adequação de espaço físico das unidades de saúde e valorização de equipes estão entre os principais pontos discutidos. Itens da pauta geral como alimentação, incorporação das gratificações e pisos salariais também foram reforçados no debate.

Pelo menos 30 pontos estavam listados na pauta. Alguns deles são recorrentes como a redução de jornada dos Excluídos das 30 horas, a isonomia do programa Estratégia Saúde da família em 80%, a elevação de nível dos Auxiliares de Saúde Bucal (ASB) e a introdução do auxiliar de enfermagem nas ambulâncias.


Entre os pontos novos a serem apresentados à Prefeitura está a revisão da insalubridade para os servidores, adaptação física das unidades de saúde para comportar a equipe mínima de saúde e as equipes do Núcleo de Apoio a Atenção Primária e a redução do número de US’s sob responsabilidade do Naap’s. A valorização financeira dos profissionais inseridos na vigilância sanitária, suec e especialidades também foi incorporada à pauta. Ainda nos pontos específicos se discutiu a importância de que as ambulâncias sejam limpas por profissional específico e capacitado.


De maneira geral, os servidores da saúde também reafirmaram a necessidade de contratação de mais profissionais, a incorporação das gratificações, maior vale alimentação, o fim das privatizações, a recuperação do ICS e novos critérios para crescimento. 


Carla Vanessa, nutricionista e secretária de estrutura do Sismuc, explica que a revisão da pauta da saúde será realizada pelo advogado do sindicato. Para ela, “a construção da pauta da saúde foi produtiva, principalmente porque houve adesão de categorias ao debate que antes não participavam. É um reflexo claro das nossas mobilizações e da defesa do trabalho em equipe”, enfatiza.


Coletivos
O coletivo da saúde ocorre sempre às 2ª segundas-feiras de cada mês. A agenda dos coletivos está no site do Sismuc e é divulgada mensalmente no Jornal da entidade.