07/07/2009 – 16:50
As eleições para a nova direção do Sismuc, iniciadas hoje (7), está transcorrendo normalmente e conta com participação expressiva da categoria. Urnas estão percorrendo locais de trabalho e outras três estão disponíveis em tempo integral no sindicato, no edifício Delta e no prédio do ICS.
O único transtorno registrado até agora vem dos equipamentos da Secretaria de Saúde. Foram registrados pela Comissão Eleitoral uma série de reclamações de mesários que relataram dificuldade em entrar com as urnas nos locais de trabalho. Procurando resolver o problema, a presidente do Sismuc Irene Rodrigues, a presidente da Comissão Eleitoral Dione Garcia e o assessor jurídico do sindicato Ludimar Rafanhim se dirigiram até a prefeitura para cobrar respostas do secretário de governo Rui Hara sobre os acontecimentos.
Segundo informações do secretário, não há nenhuma orientação da administração para barrar ou dificultar o processo eleitoral do sindicato. “O problema isolado na Saúde representa uma prática anti-sindical e hostil para com os trabalhadores e que busca evitar a participação dos servidores no processo democrático para escolha de seus representantes”, reclama Irene.
Mesmo com as dificuldades, os servidores da saúde têm se disposto a participar do pleito deslocando-se para fora das unidades de saúde e cmun’s, onde as urnas foram instaladas.
A assessoria de imprensa da prefeitura informou que não há comunicação da Secretaria de Saúde para impedir a realização das eleições e que está liberada a coleta de votos em todos os locais de trabalho. A única ressalva é que a votação não deve atrapalhar o exercício profissional.
A primeira parcial das eleições deve ser divulgada amanhã pela manhã, no último dia de eleição, marcada para encerrar às 18 horas.
Imprensa Sismuc