Ato de amanhã (26) cobra apuração das denúncias contra Beto Richa

25/06/2009 – 13:15

A Frente popular contra a corrupção em Curitiba, formada por sindicatos e movimentos sociais da cidade prepara para amanhã (26) um ato público para cobrar a apuração das denúncias de irregularidade cometidas pelo então candidato Beto Richa. A atividade é impulsionada pelas informações divulgadas pela imprensa, desencadeadas com a apresentação de um vídeo onde ex-candidatos do PRTB aparecem recebendo dinheiro para apoiarem a candidatura de Richa.
 
O movimento pretende expor ainda mais os crimes divulgados nas imagens e cobra a investigação e cassação dos responsáveis por parte dos órgãos competentes. Uma das questões a serem destacadas no ato é a origem do dinheiro utilizado para a manutenção do Comitê Lealdade e para o pagamento dos ex-candidatos. Caso fique comprovado que este dinheiro saiu da campanha do PSDB e que não foi declarado, a Frente deve iniciar uma campanha pela cassação de Beto Richa, pois o que estaria caracterizado seria o “caixa 2”, prática ilegal nas eleições.
 
No ato, os manifestantes exibirão os vídeos divulgados pela imprensa e distribuirão panfletos. Além de militantes e dirigentes sindicais, é aguardada também a presença dos vereadores da oposição, que buscam apoio para a abertura de uma CPI a fim de investigar as atividades suspeitas da campanha de Beto Richa.   
 
Reincidência
Denúncias do passado também devem vir à tona durante o ato. No final de 2001, reportagem publicada pelo jornal "Folha de S. Paulo" revelou um movimento de R$ 29,8 milhões por um caixa 2 que, no ano anterior, levou à vitória de Cassio Taniguchi e de seu vice, Beto Richa. A campanha de ambos declarou apenas R$ 3,2 milhões à Justiça Eleitoral.
 
Nas eleições 2004, Geraldo Yamada, ex-vereador e ex-secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo em Curitiba, foi preso em flagrante, durante tentativa de compra de votos para a campanha de Beto Richa (PSDB). Yamada ofereceu dinheiro pelo apoio e o voto de uma ex-candidata a vereadora pelo PSC. O flagrante foi todo gravado em vídeo, inclusive a recomposição de um recibo que Yamada tentou rasgar.
 
Ato pela apuração das denúncias contra Beto Richa
Data: 26/06
Horário: 17 horas
Local: Boca Maldita
 
Imprensa Sismuc