Na tarde de ontem (24), aposentados e aposentadas representados por sindicatos de todo o Brasil estiveram em mobilização contra o confisco da aposentadoria e a PEC 66/2023 — Proposta de Emenda à Constituição que permitiria que os municípios criassem regras ainda mais rigorosas para seus regimes próprios de previdência, violando ainda mais os direitos dos trabalhadores e trabalhadoras do serviço público.
O ato trouxe grande vitória para a categoria, pois o relator da PEC, o deputado federal Darci de Matos (PSD), retirou o artigo que exige que estados e municípios adotem automaticamente as regras da Reforma da Previdência da União e também o artigo que permitiria que os municípios aplicassem regras ainda mais severas para os servidores públicos.
Em Curitiba, também estivemos na Boca Maldita, protestando contra a Reforma Previdenciária e o desconto de 14% para aposentados e aposentadas que recebem acima de 2 salários mínimos. Não cansaremos de lutar até que essa medida seja derrubada. Medida essa que prejudica milhares de famílias que sofrem com um rombo em seus orçamentos dos gastos essenciais, como alimentação, medicamentos e moradia.
Essa conta não é dos aposentados e nem dos servidores da ativa. Hoje conquistamos avanços, mas ainda precisamos nos manter em luta!