Projeto de lei que garante reajuste de 5,19% aos servidores públicos está na Câmara de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba enviou, ontem (6/11), para a Câmara Municipal, o projeto de lei (Proposição nº 005.00203.2023), que autoriza o reajuste linear de 5,19% a todos os servidores públicos no exercício da função, aposentados e pensionistas. O valor que diz respeito a data-base é equivalente apenas à reposição da inflação do período de outubro de 2022 a setembro de 2023.

A proposta apresentada, em reunião conjunta no dia 27 de outubro, foi questionada pelo SISMUC e outros Sindicatos, já que não garante ganho real aos servidores e não repõem as perdas históricas das categorias. “Para os servidores atendidos pelo SISMUC, desde 1999 até 2022, foram totalizados 17,64% de perdas financeiras. Somente na gestão do Greca foram 6,99%”.

 

Proposta aprovada em Assembleia

A base organizada no SISMUC aprovou durante Assembleia Extraordinária, realizada no dia 27 de outubro, a proposta apresentada pela administração municipal. No entanto, os servidores presentes aprovaram a continuidade da luta pelo ganho real de 5%, que será apresentado via emenda, em conjunto com outros sindicatos que representam o funcionalismo público. 

Na Assembleia, os trabalhadores e trabalhadoras também decidiram por reivindicar um Abono de Natal, no valor de R$300 para os servidores aposentados, tendo em vista que esses sofrem com o desconto dos 14% e também não receberam os 2,8% previsto na implementação dos novos Planos de Cargos e Carreiras.

 

Próximos passos

Precisamos pressionar os vereadores pela apreciação e aprovação da emenda que garante ganho real aos trabalhadores, além do abono aos servidores aposentados.
Acesse as redes sociais dos parlamentares, cobre a valorização dos servidores públicos!