Onze vagas garantidas, com a segunda maior delegação entre as 21 entidades inscritas. Esse é o total de representantes que o SISMUC terá nas discussões e deliberações da 15ª Conferência Municipal de Saúde, que acontecerá no dia 25 de março, em Curitiba. A conquista dessas representações se deu na noite de ontem (1/3), durante a Plenária dos Trabalhadores, realizada no auditório do Mercado de Orgânicos.
Para a direção do SISMUC, “a participação do Sindicato na Plenária conquistou o direito de ter o servidor da base discutindo o SUS em sua totalidade no município de Curitiba, com um olhar sobre a política de recursos humanos, para a saúde do trabalhador e também para a melhor atenção aos usuários do Sistema”.
“Curitiba já foi referência no SUS do Brasil e nós precisamos retomar a discussão de um serviço público de qualidade, ninguém melhor que os trabalhadores para fazer isso. O time do SISMUC é um time completo, pois estamos levando profissionais que atuam no serviço de urgência e emergência, unidades básicas e de referência, além dos aposentados, que ao longo da vida construíram o melhor Sistema de Saúde que a Constituição tem”, afirma Irene Rodrigues, da pasta de Políticas Sociais e Direitos Humanos do SISMUC.
A 15ª Conferência também contará com outras entidades de representação dos trabalhadores do serviço público, como, por exemplo, a Confetam e Fessmuc.
15ª Conferência Municipal de Saúde
Realizada a cada quatro anos, a Conferência Municipal de Saúde visa discutir e deliberar sobre as diretrizes para a saúde pública no município.
Ao final de todas as etapas de discussão -conferência, distritais, locais e municipal- a administração municipal deve contemplar todas as deliberações no Plano Municipal de Saúde e para o próximo ciclo de planejamento da Secretaria Municipal de Saúde.