Prefeitura usa curso de gestão para fomentar política antidemocrática na educação

Enquanto a Prefeitura tenta modificar as eleições das
escolas indo contra a vontade da comunidade escolar, nos CMEIs a situação é
ainda pior. É no espaço da educação infantil que a administração não abre
mão das indicações para direção das unidades.

Na última sexta-feira (20), a gestão abriu vagas para o
Chamado Programa de Gestão da Educação Infantil, um curso que, de acordo com a administração, busca
encontrar profissionais capacitados para exercer o cargo de gestão dos CMEIs.
Entretanto, essa é uma desculpa para que a Prefeitura continue indicando a
direção dos CMEIs. Afinal de contas, a melhor forma de escolher o gestor de uma
unidade seria através da participação dos trabalhadores e da comunidade, garantindo um
processo eleitoral democrático.Mas não é isso que a Prefeitura quer!

Há tempos a eleição para direção tem sido uma reivindicação
dos trabalhadores concursados – e agora dos contratados via Processo Seletivo
Simplificado (PSS). Em 2017, por exemplo, a administração interveio na votação
das eleições para diretores de escolas, CMEIs e CMAEs e colocou o líder do
desprefeito, Pier Petruzzielo, para orientar os vereadores a votarem contra as
eleições nos CMEIs e CMAEs.

Ao
manter as indicações, a Prefeitura fere um dos princípios democráticos de que
os trabalhadores possam escolher, junto à comunidade, a gestão da unidade.

Além disso, a vitória que garantiu o fim da dobradinha nas escolas também
mostra a importância da rotatividade entre os trabalhadores da educação,
garantindo gestões com menor índice de assédio moral, e com maior diálogo.

Mas somente as eleições são
suficientes para garantir a democracia nas escolas e CMEIs?

Não,
mas esse é um passo importante e que deveria ser garantido para todas as
unidades.

A Prefeitura é organizada em um sistema de hierarquia em que
cargos comissionados ganham quatro vezes mais do que uma Professora de Educação
Infantil recém-concursada. Os cargos comissionados trabalham diretamente em
cargos mais altos de gestão como no núcleo de educação de Curitiba. Os salários
altíssimos servem justamente para que os profissionais cobrem os trabalhadores
e trabalhadoras e garantam que a política da gestão municipal seja aplicada nas
unidades escolares independente do descontentamento das categorias.

Esse é o caso do retorno presencial das aulas. Não é segredo
para ninguém que as unidades escolares não possuem estrutura suficiente para o retorno.
Entretanto, para cumprir os desmandos de Greca, temos visto tentativas por parte da gestão de esconder e negligenciar os casos
de infecção da Covid-19 dentro dos locais de trabalho.

Esse tipo de postura mostra a importância de garantirmos as
eleições de diretores e diretoras dos CMEIs avançando no processo democrático. E para além disso, mostra a
importância de nos organizamos nos locais de trabalho.