Nurce faz operação para prender quadrilha que fraudava impostos

Após uma denúncia da Procuradoria Geral do Município de Curitiba, o Núcleo de Repressão a Crimes Econômicos (Nurce) da Polícia Civil desencadeou uma operação na manhã desta terça-feira (20) para prender uma quadrilha suspeita de fraudar tributos municipais como IPTU (Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana), ITBI (Imposto sobre a Transmissão de Bens Móveis) e ISS (Imposto Sobre Serviços).

Os policiais cumprem nove mandados judiciais, sendo dois de prisão temporária e sete de busca e apreensão. Entre os alvos estão servidores da prefeitura de Curitiba — um deles com mais de 20 anos de serviço público.

Um dos mandados de busca e apreensão acontece no interior da sede do Poder Executivo municipal, mais especificamente nas mesas de trabalho dos funcionários suspeitos de envolvimento com a fraude.

Outros mandados também são realizados em uma da Rua da Cidadania – que são sedes das administrações regionais. Nesse local, o cumprimento dos mandados está sendo acompanhado por servidores da Prefeitura de Curitiba.

Além dos mandados, a Justiça autorizou a quebra do sigilo fiscal e bancário de cinco pessoas da quadrilha, entre elas alguns servidores da prefeitura.

Será concedida coletiva de imprensa, às 10h, na sede do 1º Distrito Policial com a presença dos delegados do Nurce, responsáveis pela investigação.

Em nota a Prefeitura de Curitiba solicitou à Polícia Civil investigação sobre possíveis fraudes em tributos do município (ISS, IPTU E ITBI), após receber denúncias e fazer verificação interna, na qual foram detectadas alterações no sistema responsável por esses dados, durante o ano de 2017. Com a divulgação da investigação Taxa Extra, a Procuradoria Geral do Município vai abrir processo administrativo para tirar do quadro funcional os servidores envolvidos com a fraude.