Política de valorização não avança nos cmeis

Dando sequência ao festival de pautas não acordadas, administração
municipal não permite avanço na maioria dos pontos específicos levantados por professores
de educação infantil. Apenas o que já vinha acontecendo tem algum encaminhamento
nesta 2ª rodada de negociações da pauta específica dos professores de educação
infantil.

O cumprimento da proposta feita pelo prefeito Gustavo Fruet,
em negociação para o fim da greve de 2014,
de incremento salarial de 9,88%
, não será respeitado. A
administração entende que o Plano de Carreira já é valorização o suficiente,
mesmo que com isso este percentual seja perdido pelo trabalhador.

Além disso, como a hora-atividade já havia sido rechaçada na mesa
anterior
, seguiu-se para o próximo ponto. Portanto, sobre formação continuada em atendimento de crianças especiais, a gestão apontou
que tem ofertado anualmente, mas com pouca participação. Os representantes
sindicais esclarecem que, sem poder realizar a hora-atividade, não é possível
participar das atividades.

Dezenas de outros pontos não foram acordados – clique aqui
para ler a ata completa da reunião
, com 34 itens.

Pequenos avanços

Para o atendimento de
crianças com necessidades educacionais especiais, mesmo em laudo não fechado
,
o Sismuc pede garantia da disponibilização de um profissional. A Prefeitura informa que está
autorizando Regime Integral de Trabalho (RIT) para atender essa demanda.

Outra pauta com algum avanço foi a padronização das reuniões de equipe, com presença da Equipe Pedagógica
Administrativa (EPA)
. A gestão concordou em circular ofício orientando pela
realização do encontro com o devido registro em ata.

Consulta para direção

Ainda foi informado que a minuta da lei sobre consulta
pública para a direção dos cmeis, construída em comissão conjunta entre a
Prefeitura e o sindicato, ainda se encontra na Procuradoria Geral do Município
(PGM). Segundo os gestores, não existe prazo para devolução do documento.

Prefeitura encaminhará ofício com orientações sobre parecer

Firmado em mesa de negociação, gestão assume compromisso de orientar professores de educação infantil a respeito da produção de pareceres descritivos das crianças atendidas nos centros municipais de educação infantil (cmeis).



“A medida garante mais segurança para os trabalhadores na hora de fazer o documento, pois ajuda na organização das equipes e não permite a sobrecarga dos profissionais quando não acontece a hora-atividade, por exemplo”, explica Juliana Mildemberg, professora de educação infantil e coordenadora do Sismuc.

ATA DA REUNIÃO DE NEGOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL 09.06.2016