O pavimento deverá vir pigmentado na cor vermelha e oferecer maior aderência aos pneus.
A notícia foi publicada no jornal O Estado de São Paulo, no sábado 18 de outubro. “Você tira aquela capinha de dois ou três centímetros [de asfalto] e aí põe a massa asfáltica pigmentada. Não tem mais o problema [do desgaste] da pintura e você prepara a própria sarjeta e a guia”, declarou ao jornal o secretário de Transportes da cidade, Jilmar Tatto.
A aplicação de asfalto específico deve melhorar a aderência em situações de chuva (embora em nossos testes não tenham ocorrido problemas), o leve desgaste que já aparece na tinta de algumas das ciclovias e o desnível em relação à sarjeta em alguns locais – além de que a aplicação de novo asfalto representa, por si só, uma melhora grande na qualidade do pavimento.
Holanda também usa asfalto pigmentado
País tido como referência em bicimobilidade, a Holanda também utiliza asfalto pigmentado em ciclovias e ciclofaixas. O vídeo abaixo, produzido pelo site BicycleDutch, mostra o processo de recapeamento de uma rua com ciclofaixas, utilizando um asfalto diferente para a área das bicicletas.