Curitiba instala Mesa de Negociação Permanente do SUS

 A capital paranaense teve uma conquista no campo do Sistema Único de Saúde (SUS). Na tarde de hoje (10), representantes de servidores na gestão e sindicatos da área da Saúde reuniram-se para definir os representantes na Mesa Municipal de Negociação Permanente do SUS (MMNP-SUS).

 
A partir de agora, a mesa passa a ser efetivada no município, não só a nível nacional (http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/cidadao/entenda-o-sus/leia-mais-mesa-de-negociacao-do-sus-entenda-o-sus). “É resultado de discussão nas diversas Conferências de Saúde. Finalmente, temos a instalação dessa mesa em âmbito municipal”, comemora Irene Rodrigues, da Confetam/Sismuc. 

A diretora reitera que esta é uma mesa de negociação que não atravessa a negociação específica e salarial de cada sindicato de categoria. “Na realidade, temos uma unidade muito interessante em temas como Saúde do Trabalhador, terceirizações e condições de trabalho no geral”, explica Irene. 

A primeira parte da reunião de hoje contou com a presença de representantes da Secretaria Municipal de Saúde, que propôs o número de sete representantes e mais sete suplentes para a participação na Mesa. Já a segunda parte do encontro foi dedicada exclusivamente à organização das entidades sindicais. 

Os sindicatos presentes na reunião de hoje discutiram a proposta da gestão, mas a proposta deve ser para ampliar esse espaço. Para isso, a tarefa agora é convocar outros sindicatos de área. 

Agenda 

Dia 11 de agosto haverá a primeira rodada da Mesa Permanente de Negociação do SUS-Curitiba com a gestão. 

Antes disso, as entidades sindicais do campo da Saúde reúnem-se no dia 21 de julho onde serão definidas as estratégias de negociação, além dos titulares e suplentes da Mesa.