Fruet confirma transporte gratuito pra guarda

O prefeito Gustavo Fruet confirmou hoje (17) que vai encaminhar à Câmara de Vereadores o projeto de lei que garante o passe livre para os guardas municipais. A declaração foi feita durante o aniversário de 27 anos da categoria. Atualmente, os guardas já têm transporte gratuito mediante o uso da farda. A nova lei exclui essa necessidade. Falta só definir como funciona o passe, se haverá necessidade de apresentação de carteira funcional ou não, como ficou discutido em mesa de negociação.


Edilson Melo, guarda municipal e coordenador do Sismuc, esteve no Salão de Atos e avaliou as declarações do Prefeito quanto ao atendimento da pauta.


– Segundo o Prefeito, isso contribui para a segurança dentro do coletivo, pois o guarda passa a ser um agente a paisana. Na verdade, Fruet atende a pauta dos guardas municipais encaminhada pelo Sismuc durante a campanha de Lutas – recorda.


O Plano de Carreira também foi mencionado pelo prefeito. Ele disse que neste segundo semestre deve ser discutido todos os planos. A última reunião com a guarda ocorreu em 12 de junho. A Secretaria de Recursos Humanos apenas apresentou a reorganização das tabelas de vencimentos. Muitos outros pontos ainda precisam se debatidos.


– O canal de diálogo será direto com Fruet, por isso que a Defesa Social não tem secretário ainda. No nosso entendimento, este é o momento para mobilizar, principalmente porque ele quer utilizar os guardas na Copa do Mundo, mas, até agora, só deu 6,7% de reajuste e abono – cobra Melo.


Militarização
Outro ponto discutido no aniversário de 27 anos da Guarda Municipal foi a militarização. Atualmente, o projeto de lei 1332/2003 discute alguns pontos. Um deles é de que nenhum adereço militar poderá ser utilizado na farda. Por outro lado, subordina a Guarda Municipal, em alguns momentos, a Polícia Militar.