Servidores municipais sabatinam Ratinho Jr

O candidato Ratinho Jr. foi sabatinado hoje (23) pela direção do sindicato e pelos servidores municipais de Curitiba. O encontro levantou questões sobre compromissos de campanha, suas posições em relação a práticas tomadas na atual gestão e pautas específicas de servidores de várias secretarias. Os presentes lotaram o salão do Sismuc. Além disso, foi feita a transmissão ao vivo pela internet, através de Twitcam. Mais de 100 pessoas acompanharam a transmissão online e interagiram nas redes sociais do sindicato. A próxima sabatina deve ocorrer na quinta-feira (25) com Gustavo Fruet.


Temas como a estrutura e a qualidade da saúde, a grande quantidade de cargos comissionados na prefeitura, incorporação de remunerações variáveis e as terceirizações no serviço público foram debatidos. Servidores de diversas áreas questionaram sobre suas pautas específicas, como guardas municipais, meio ambiente, excluídos das 30 horas, auxiliares de enfermagem IPPUC e educadores, entre outros.


Andreia Madsen Rodrigues é educadora do Cmei Vila Fanny. Ela perguntou sobre a equiparação salarial com os professores (isonomia) e porque os educadores fazem jornada de 40 horas, mas ganham menos. “Eu perguntei o que ele pretende fazer em relação a isso e com a redução da carga horária do educador se ele pretende manter as gratificações”.  A servidora considerou positiva a sabatina promovida pelo Sismuc. “Achei a iniciativa muito valida, pois eu comentei na minha unidade e isso fez com que o pessoal se interasse do assunto”, completa.


O candidato Ratinho Jr enfatizou a importância dessa conversa com os servidores para seu possível governo a frente da Prefeitura. “Quero garantir a eles que faremos uma gestão próxima. Como gestores, é importante que escutemos as demandas para chegarmos na prefeitura sabendo quais são as demandas e o que precisa ser atendido”, ponderou o candidato.


Já a coordenadora geral do Sismuc Ana Paula Cozzolino considerou positiva a sabatina. Para ela, “foi muito importante a participação dos servidores, pois representa a mobilização e o empoderamento dos trabalhadores”, destaca.

GustavoFruet
O próximo sabatinado deve ser Gustavo Fruet, na quinta-feira (25). “Nós ressaltamos a importância também da participação do próximo candidato para que os servidores avaliem qual candidato tem as melhores propostas para os servidores e, conseqüentemente, para a população de Curitiba”, completa Ana Paula.