Trabalhadores da FAS são expostos a situações de risco

 Embora seja feito atendimento em territórios de risco, a prefeitura não remunera, nem oferece proteção adequadas a seus profissionais.

 

Na noite de ontem, 31 de outubro, os trabalhadores do CRAS e CREAS se reuniram para debater as gratificações e confirmarem que são expostos a áreas de riscos diariamente e não recebem o respaldo de segurança e financeiro adequados da administração municipal. No encontro, as categorias recolheram os abaixo-assinados disponibilizados anteriormente no site do Sismuc e discutiram estratégias de mobilizações. Eles decidiram prosseguir recolhendo assinaturas para anexar ao documento que reivindica 30% de gratificação por atividade de risco. Nesse documento também devem ser anexados depoimentos dos trabalhadores em situações de perigo que serão recolhidos através do e-mail fasemrisco@gmail.com e sismuc@sismuc.org.br, com cópias para rjalves.santos@gmail.com e milenari88@gmail.com.

Foi definida duas comissões pelos trabalhadores da FAS. Uma com o objetivo de organizar as mobilizações e outra com intuito de elaborar o documento que será entregue à prefeitura. Dentro das mobilizações, os abaixo-assinados prosseguirão sendo recolhidos. Essas duas comissões devem se reunir na próxima sexta-feira, 4, para concluir o texto.

Os trabalhadores do CRAS e CREAS ressaltaram que a exposição ao risco é resultado da falta de equipamentos e proteção ao qual eles são expostos pela prefeitura.  A presidenta do Sismuc Marcela Bomfim destacou que a categoria também deve ressaltar em sua documentação quais são os efeitos de seu trabalho: “É necessário explicar o que o desenvolvimento do nosso trabalho traz de benefícios para a população em geral” e isso deve ser gratificado. Já Tito Souza Santos Júnior, trabalhador do resgate social, incentivou a mobilização dos trabalhadores: “As categorias que já conseguiram a gratificação, como resgate e abrigo, dão apoio para que todos tenham direito a gratificação por risco”. Vale lembrar que abrigos e central de resgate já conquistaram a gratificação, mas se mantém no movimento e apoiam a extensão da gratificação.

Facebook:

Adicione o grupo Trabalhadores da FAS nas redes sociais. Peça a sua inclusão clicando aqui e saiba as informações e mobilizações das categorias. 

 Notícias Relacionadas:

 18/10/2011

 

Gratificação de 30% por risco: Assine abaixo-assinado

 

 

08/04/2011
Gratificação de 30% é debatida com a FAS